Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    Nuestra subdirectora y el cumpleaños del Correio da Tauromaquia Ibérica



    Naturales - 8 anos

    A época de crise que se vive actualmente a nível mundial e que afecta vários sectores como o automóvel, imobiliário, vestuário, etc., não parece promover danos no surgimento quase espontâneo de sites de tauromaquia assim como de críticos taurinos, o que nos leva a crer que este é um ramo de forte aposta no futuro dado o visível sucesso com que proliferam.
    Hoje em dia qualquer um com o mínimo conhecimento em informática, os conhecimentos em tauromaquia são irrelevantes, consegue por online um site com notícias e crónicas de corridas (ou amostras disso). Daí ao nível seguinte que é “borlas” nas corridas é um passinho. E portanto a crítica taurina tem futuro assegurado, se bem que muitas vezes perde a qualidade a favor da quantidade.
    Provavelmente muitos dos que hoje são “ciber-cronistas” (críticos de sites da internet) não sabem qual foi o primeiro site português sobre toiros na internet, nem tão pouco saberão quem foi o seu criador. Pois que se chamava o sítio na net Tauromaquia Portuguesa Online e tinha como fundador Fernando Dias. Alguns dos nomes de críticos tauromáquicos que hoje conhecemos passaram por lá, e numa fase em que o site por motivos de saúde de Fernando Dias veio a menos, a maioria seguiu outros caminhos, outros sites, outros meios de comunicação de temática taurina.
    Houve um desses caminhos que nasceu por honra e mérito ao trabalho que Fernando Dias iniciou com o seu Tauromaquia Portuguesa. Da cabeça de Jaime Amante e Eugénio Eiroa, germinou um projecto luso-espanhol que “arrastou” alguns dos colaboradores do site de Fernando Dias e que se denominou “Naturales – Clube de Amigos da Tauromaquia Portuguesa”. Foi no dia 25 de Julho de 2001.
    Servia na altura este Naturales, para colmatar os dias em que devido à enfermidade, Fernando Dias e o “seu” Tauromaquia Portuguesa, não teriam tanta vontade para se mostrar na rede. Graças a Deus que eu, num impulso dos meus 18 anos, ainda escrevi a minha primeira crónica (ou espécime disso) a tempo de ser publicada no site Tauromaquia Portuguesa Online de uma corrida de 15 de Agosto de 2001 em Reguengos de Monsaraz. E não tivessem sido os elogios simpáticos, o incentivo sincero de Fernando Dias e hoje provavelmente não estaria a escrever de toiros e “touradas” oito anos depois.
    Muito pouco tempo após a minha primeira crónica e outras que se seguiram terem sido publicadas, o site pioneiro de tauromaquia em Portugal sossegou de vez, e eu segui acoplada ao Naturales. Meses depois falecia Fernando Dias. Nunca tive o privilégio de o conhecer pessoalmente, mas a ele devo a oportunidade e a felicidade que me deu quando publicou a minha primeira crónica e a ele agradeço os primeiros incentivos para que continuasse a escrever.
    No entanto há outra pessoa a quem devo tudo o que sou hoje enquanto “cronista”, Eugénio Eiroa Franco, que mais do que “patrão” (no bom sentido), é um grande amigo para os bons e maus momentos, e apesar de termos raras discrepâncias (porque também as temos), sempre fomos apoio um do outro. E ninguém mais do que o Eugénio para me incentivar, para me dizer com frontalidade quando estava bem ou quando estava mal, para me desculpar de alguma barbaridade que eu escrevesse, mas também para me elogiar quando até me saía inspirada.
    A verdade é que ao longo destes 8 anos o meu percurso enquanto “crítica” confundiu-se com o do próprio Naturales. Sempre estivemos aqui, discretos, ganhando terreno aos poucos, sem ganância de sermos os primeiros ou os melhores. Simplesmente nos demarcamos muitas vezes pela Verdade, pela Frontalidade e pela Independência.
    Talvez por no início destes 8 anos nunca ter sentido a facilidade que muitos têm hoje quando começam a escrever de toiros, é que saiba dar mais valor quando vejo um artigo meu publicado e ao caminho percorrido para aqui chegar.
    É realmente bom quando começamos ter quem nos dê a mão, mas manter sempre a humildade, a discrição e a verdade naquilo que dizemos faz com que não sejamos mais um entre muitos, mas um entre poucos e provavelmente seja essa a receita de sucesso para que também um site chegue aos 8 anos de vida.
    Muitos passaram pelo Naturales, muitos hão-de chegar, mas quer-se queira quer não o Naturales há-de ter sempre dois nomes: Eugénio e Patrícia. E desta vez é mesmo essa a minha mensagem de aniversário do Naturales:
    VA POR NOSOTROS!
    Patrícia SARDINHA,
    subdirectora de NATURALES, CORREIO DA TAUROMAQUIA IBERICA
    -
    -
    Como homenaje y recuerdo a Fernando DIAS, dejamos aquí debajo algunas de las referencias que aún figuran en los index de Internet. Lástima que aquellos maravillosos trabajos periodìsticos hayan desaparecido ya de los servidores donde se alojaban y no puedan ser consultados. Nos quedan referencias como estas que siguen... ¡Va por el, por su memoria y con el deseo de que Dios le tenga en su seno!.
    Tauromaquia Portuguesa
    F Arte e Cultura Equitação Anedotas (Pesquisar pela categoria)
    História da Tauromaquia e do Cavalo Lusitano - Personalidades e historiadores de renome nas nossas letras,descreverão as páginas mais brilhantes da Bela História da Tauromaquia Portuguesa e do Cavalo Lusitano.Os vindouros saberão agradecer.
    www.gabicontoria.pt/historia
    Tauromaquia Portuguesa - Notícias Nacionais
    F Geral Anedotas Cartoons (Pesquisar pela categoria)
    Tauromaquia Portuguesa e cavalo puro-sangue Lusitano online. Revista virtual de actualidade tauromáquica e equestre.
    www.gabicontoria.pt/noticias/indexseccao.cfm?seccao=005
    Adeus Macau
    F Arte e Cultura Macau Cartoons (Pesquisar pela categoria)
    A Festa Brava Portuguesa esteve presente em Macau,onde as comunidades Chinesa e Portuguesa sempre viveram com intensidade as corridas de toiros que ali se realizaram,a última vez das quais foi em 1997.Neste site damos conta desse êxito.
    www2.gabicontoria.pt
    Cavalos Lusitanos Puro Sangue- compra e venda
    Arte e Cultura Cavalos Regional (Pesquisar pela categoria)
    AMANTES DO LUSITANO. Compra/Venda de Cavalos.As nossas melhores Coudelarias. História do Cavalo Lusitano. Golegã a Capital do Cavalo Lusitano.
    www.gabicontoria.pt/main-lusitano.htm
    Tauromaquia Portuguesa e Cavalo Puro-Sangue Lusitano On-line
    Arte e Cultura Revistas Internet (Pesquisar pela categoria)
    Mensagens-Mande-nos as suas mensagens e navegue no nosso Clube do Aficionado visitando a Biblioteca Taurina,Galerias de Fotografias.
    www.gabicontoria.pt/clube/index-sidebar-tauromaquia.htm
    Tauromaquia Portuguesa e Cavalo Puro-Sangue Lusitano On-Line
    Arte e Cultura Cavalos Jornalistas Exposições (Pesquisar pela categoria)
    Destaques- Diariamente são apresentados os destaques noticiosos e as novidades que pode visitar no único site português que divulga a Tauromaquia e o Cavalo Lusitano.Visite-nos!
    www.gabicontoria.pt/destaque/index-sidebar-amantes.htm
    Tauromaquia Portuguesa-Portugal em Festa
    Arte e Cultura Cavalos Temas Desporto (Pesquisar pela categoria)
    Poucas são as regiões do nosso país que não possuem tradições tauromáquicas.Através do mapa de Portugal pode conhecer todas essas tradições.
    www.gabicontoria.pt/festa-portuguesa/index1.htm
    Tauromaquia Portuguesa-Festa Brava Portuguesa
    Arte e Cultura Turismo Educação Básicas (Pesquisar pela categoria)
    O espectáculo tauromáquico é caracterizado por um colorido e uma beleza fascinantes,envolvendo um número imenso de pessoas que transformam a Festa Brava num espectáculo de verdadeiras multidões e de rara beleza estéctica.
    www.gabicontoria.pt/festa-brava-portuguesa/index.htm
    Tauromarquia Portuguesa e cavalo puro-sangue lusitano on line
    Geral Publicacoes Karaoke Motores Lusófonos (Pesquisar pela categoria)
    Revista virtual de actualidade tauromáquica e equestre, divulgadora da cultura e das potencialidades das regiões portuguesa.
    www.gabicontoria.pt
    Lusitanos-Centro Rural da Golegã
    Lazer Ribatejo Cavalos Infantil e Juvenil (Pesquisar pela categoria)
    Amantes do Lusitano: do Cavalo Lusitano e todos os aspectos ligados à Arte Equestre Portuguesa. Tradições e ambiente da Vila da Golegã - a dinamização da CAPITAL DO CAVALO.
    www.gabicontoria.pt/amantes-lusitano/index.htm