Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    EDITORIAL : NATURALES cumple ¡8 años ya!


    Hoy, 25 de julio de 2009, NATURALES, CORREIO DA TAUROMAQUIA IBERICA cumple 8 años ininterrumpidos, de contacto con sus lectores -hoy ya miles a diario- a través de Internet. Siendo este el día y este el hecho, no es por menos que reiteremos a través de un editorial nuestro compromiso y nuestro sentir...

    -

    Oito anos já são bastantes para marcar uma trajetória, permanente, constante... basicamente de luta diária pela defesa e dignificación da Festa, ainda que com um eixo fundamental : principalmente a difusão de algo tão próprio e tão enraizado em Portugal e na península Ibérica, como é a Tauromaquia, Tauromaquia portuguesa primordialmente.
    NATURALES segue seu caminho e, enquanto Deus nos de saúde, o seguirá, pelos mesmos rumbos traçados, que não são outros que os que inspiravam ao nosso sempre querido e recordado Fernando Días : um profundo amor à Festa, um rigor e independência acima de tudo e uma frontalidade, isençao e linguagem direto e claro ao que jamais estaremos dispostos a renunciar.
    Na viagem destes oito anos já vimos aquí na Internet o nascer de muitos sites e o desaparecer de bastantes...Também a nova modalidade : férias de inverno, retorno em verão; ou desaparecer e voltar um dia... Cada um protagoniza o que sabe, o que pode, o que quer...
    Também nestes oito anos vimos como prezados colaboradores nos deixaram depois de ter enriquecido com suas contribuições NATURALES e algum mais teve que ser convidado a ir embora, uma vez que soubemos que queria colocar a mesma colher -ao mesmo tempo- em dois pratos iguais desta sopa taurina ... Situações sempre tristes, mas derivadas da liberdade de cada um e também da nossa. É a grande vantagem de estar aqui por autêntico amor à Arte, sem que intermedeie -como sabem- para nenhum dos que fazemos NATURALES compensação econômica de nenhum tipo.
    No entanto, é curioso : uns partem e outros estão dispostos a chegar, a tomar o relevo.
    NATURALES já não é aquela folha paroquial de há quase 8 anos e meio; alcançou um prestígio na sua perseverança e linha recta; e isso, o agradecemos, faz com que não estejamos sós no caminho e que nossa equipa continue -como continuará- recebendo importantes contribuições.
    Não estamos aqui para competir com ninguém : nem com o jovem esse que dorme em cima do computador obsesionado por estar introduzindo no seu site notícias a cada hora, nem com o golfo que rechea de vez em quando uma página para ter justificação para que lhe deixem entrar grátis nas praças de touros... Não queremos ser nem compararnos com ninguém. Queremos ser diferentes. Simplesmente diferentes.
    Nosso enfoque, como bem os senhores sabem, nada tem a ver com o dos demais. Não nos importa quedarnos sós -como mais de uma vez sucedeu- defendendo o que outros vergonzantemente calam. Lá cada um com sua consciência. Não estamos na Festa para servir-nos, mas sim para servir. Nem para figurar, para que o toureiro de turno nos passe a mão pelo ombro... Fugimos dessas componendas ...
    Também não nos tira o sonho -nem nos tirará- que um dia tenhamos mais ou menos visitas que outro...Não estamos para bater recordes. O que quer vir e ler NATURALES, bem-vindo seja... o que não entra, que camine com vento fresco a onde deseje. Não nos preocupa nada, somente algo importante, único, transcendente : o bem-estar da Festa.
    E por estes caminhos vamos seguir. Com esta claridade nos expressamos, renovando assim o que sempre foi nosso ideário.
    Esta madrugada, mais uma vez, uma velha e fundamentalista, talibán antitaurina, nos ameaçava por escrito, através de e-mail. Uma mais das ameaças que nos envia de páscuas en viernes... Anos atrás esta mesma indivídua nos desejava a morte em um mail a modo de felicitação natalicia. Também esta gentinha não nos intimida. Como a outra gentinha que está instalada dentro da própria Tauromaquia -que o saibam-.
    O caminho de NATURALES é um caminho para valentes, para gente comprometida com a Tauromaquia de verdade, não pendente do qual dirão, ou lamentando que nos ataque a fulaninha que escreve naquel folhetim ou fala pela rádio naquele outro. Aqui estamos para ser e estar, ainda que cada um dos colaboradores de NATURALES fiel ao seu estilo pessoal, a sua escritura, a seus modos de expressar-se... Por isso todos sabem que quem não esteja à vontade pode ir-se quando queira. E NATURALES seguirá seu caminho, (ao que cumpre acrescentar, como todos os dias nos dizia ao despedir-se aquela velha aficionada, dona do kioske do Sitio da Nazaré e mãe da farmacêutica dona Orlanda :) se Deus quiser!.
    E razão tinha aquela mulher, porque o futuro só a Deus pertence. E isso o sabemos muito bem desde aquele dia em que a Morte nos arrancou de um agarrão e antes de tempo ao nosso querido Fernando Días. Todos acharam que aquela Tauromaquía Portuguesa On Line tinha morrido para sempre com o desaparecimento de Fernando. Se equivocaram; reencarnada no boletim NATURALES que já operava dentro da TPOL, a legendária obra de Fernando teve continuidade nesta modesta contribuição de oito anos já chamada NATURALES, que trata de levar adiante este diretor que lhes escreve. E o dia que Deus nos chame, não lhes caiba dúvida, amigos e inimigos, que haverá outra pessoa disposta a tomar o relevo eficazmente.
    Así es si así les parece...
    NATURALES, CORREIO DA TAUROMAQUIA IBERICA