Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    La seria empresa de Vila Franca, ante la nueva temporada

    VILA-FRANCA-DE-XIRA ( PATRICIA SARDINHA / NATURALES).- A vida do Homem é uma combinação de consciência, força vital e matéria. Ricardo Levesinho, teve consciência de que a afición de Vila Franca de Xira e a sua Palha Blanco, precisavam de renascer. Ganhou força para criar uma empresa e passou de aficionado a empresário de uma das mais importantes praças de toiros do país. A matéria, essa ele tenta aperfeiçoá-la a cada corrida, no entanto ainda falta algo em Vila Franca...
    -
    RICARDO LEVESINHO:
    “Ainda não atingimos o que espero, mesmo sabendo e sentindo que hoje falta menos que no início.”
    -
    1- Que balanço faz do primeiro ano como representante da empresa Tauroleve, na gerência da praça de toiros Palha Blanco?

    Desde logo, caracterizo como tendo sido um ano de aprendizagem, um ano muito cansativo, em constante busca pelos cartéis diferentes, pelas ganadarias necessárias, pela captação de sinergias e de apoios, pelo conseguir regressar aficionados que estavam um pouco afastados.
    Foi também um ano em que ao passar de aficionado para empresário, tivemos de nos manter fiéis ao manter intactas as nossas bases de sempre como aficionados, o que acredite custa muito trabalho e dinheiro. Fazendo um balanço não o posso considerar positivo porque ainda não atingimos o que espero, mesmo sabendo e sentindo que hoje falta menos que no início.
    -
    2- A relação que Vila Franca mantém desde sempre com o toureio a pé, faz com que esta seja uma das praças que mais impõe essa vertente do toureio nos seus cartéis. Vai continuar a ser esse um dos objectivos da empresa?

    O objectivo da empresa foi e será unicamente o dignificar e prestigiar com vista a uma evolução a Palha Blanco. A partir daí é óbvio que existem factores que se explicam pela história mesmo afastada e que obrigam a não desistir mas sim a potencializar. Assim sendo e de forma natural o toureio a pé estará representado nas formas que cremos ser
    virem da melhor forma. Assim como o toureio a cavalo através da Corrida á Portuguesa.
    -
    3- A Tauroleve surge agora também como gestora da carreira do novilheiro Nuno Casquinha. O que levou a essa decisão?

    Esta decisão foi tomada por razões que entendo serem naturais quando se conhecem pessoas que consideramos que acreditamos e que sendo humildes e trabalhadoras e possuindo um sonho tremendo merecem ser apoiadas da e na melhor forma possível dentro das nossas capacidades. Existe uma ilusão comum muito grande porque estamos juntamente com o Nun
    o a viver um projecto necessário, não só pessoal mas sim também para a tauromaquia portuguesa demasiado necessitada que a evolução do toureio no nosso país surja em quantidade e qualidade.
    -
    4- Prevê-se que a empresa possa estender essa gestão de apoderamento a outros toureiros?

    Não é algo em que me queira envolver de forma vulgar. Existem factores que considero fundamentais em que sem os mesmos nem vale a pena perder tempo nem o fazer perder. Por outro lado a minha experiência activa na tauromaquia não tem muito tempo e assim sendo é preferível não aceitar alguns projectos porque sabemos que não possuímos a competência actual para o fazer da melhor forma. No entanto, brevemente existirá algum desenvolvimento neste campo, já que a pedido de alguém por quem tenho muito respeito iremos representar os interesses de uma empresa espanhola em Portugal através do apoderamento conjunto. É algo que pode resultar, o que seria uma extraordinária lufada de ar fresco que bem necessitamos em Portugal.
    -
    5- Vila Franca de Xira é terra de grande e importante historial de tradições taurinas, no entanto há já alguns anos que a Palha Blanco tem vindo a sentir um declínio no que se refere a assistência de público. Porque é que acha que isso acontece? Perdeu-se afición em Vila Franca?

    Isso é óbvio. Nos últimos 15 a 20 anos sente-se que os aficionados e o público em geral afastaram-se o que produziu decerto um menor número de aficionados. Entendo que as razões não podem andar longe de 2 alicerces básicos na qual se inseria o contexto tauromáquico vilafranquense: A falta de referências vilafranquenses activas no toureio e a reduzida diversidade na criação de espectáculos. Se eu estiver correcto na minha avaliação o futuro é risonho porque entendo que após o surgimento do Maestro Vítor Mendes temos agora nos seus diversos patamares o António João Ferreira, o Nuno Casquinha, o João Diogo Fera, o próprio Manuel Dias Gomes (formado na Escola José Falcão), o André Rocha, o Júlio Antunes, o Miguel Murtinho, o Duarte Palha e um sem número de jovens que querem atingir o sucesso. Já para não falar no sucesso cada vez maior do Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca. As suas prestações actuais entendo também serem demasiado importantes para Vila Franca de forma a ajudarem a melhorar e a conseguir para esta terra o maior sucesso e revitalização.
    -
    6- Este ano de 2009 será mais complicado devido à crise global e o mundo dos toiros não está excluído. Como pensa contornar a crise? Que medidas para contrariar essa tendência?
    Existem algumas dificuldades é certo mas o poder de compra dos portugueses está diariamente a aumentar. Assim esta crise é real para os que infelizmente não estão a conseguir ou já perderam os seus postos de trabalho pelas dificuldades que as empresas passam actualmente neste mercado global. Mas entendo que ao falar-se muito da palavra crise, mesmo que tenhamos cada vez mais dinheiro no “bolso” comecemos a acreditar que pode chegar e assim nos retraímos. É uma questão de confiança até que esta imagem negativa desapareça. Assim só com confiança, credibilidade, seriedade e vontade de criar espectáculos diversificados e de qualidade se conseguirá atrair os aficionados e público em geral á praça acredito eu.

    -
    7- Vai continuar “em busca do toiro de verdade” para a Palha Blanco?

    Claro que sim. Neste momento estamos a finalizar o processo de selecção de ganadarias e toiros. Já nos encontramos numa fase muito avançada, diria eu já numa fase final de selecção. O objectivo é durante este mês todas as ganadarias e toiros a lidar em Vila Franca de Xira estejam definidas. Até agora conseguimos um determinado tipo de toiro que acreditamos criará espectáculo e emoção.

    -
    8- Quais os projectos/surpresas para a temporada 2009? E os desejos?

    Os projectos para este ano passam pela continuação do trabalho da valorização da tauromaquia no concelho de Vila Franca. Iremos apresentar espectáculos interessantes e diversificados não aumentando os bilhetes.
    Os desejos passam pelo Sucesso e por ter tudo aquilo que é necessário pra o obter. Saúde, força, sorte e sentir confiança pelo esforço enorme que estamos a fazer.