Dr. Libânio Esquível: o homem que deu o nome à Praça de Toiros de Mourão
Libânio Augusto Ramalho Esquível nasceu a 2 de Janeiro de 1886 em Mourão. Formado em Direito, tomou posse a 17 de Dezembro de 1914 em Reguengos, do lugar de Sub-Delegado do Procurador da República. Uma carreira que manteve a par com a de lavrador e ganadero.
Previa-se que viesse a ser Governador Civil do distrito de Évora. No entanto, a 6 de Fevereiro de 1931, faleceu vitima de acidente de viação. Tinha 45 anos.
Antes disso deixou um grande legado.
Manteve uma ganadaria que levava o seu nome e pastava nos campos cercos à vila alentejana, onde o "E" de Esquível envolto num coração, formava o ferro e tinha como divisa as cores amarela e vermelha.
Foi esta ganadaria constituída com vacas e sementais procedentes de D. Casimira Fernandez, viúva de Soler, que tinha finca próxima de Badajoz.
Além das vacas participarem em vários festejos de Carnaval e de caridade, chegou a ter toiros lidados até no Campo Pequeno.
Foi também ele que mandou construir o Abrigo Infantil, instituição que visava ajudar as crianças mouranenses.
Após o seu falecimento, a ganadaria passou a ser apresentada como Herdeiros de Libânio Esquível, até que desapareceu por completo.
A praça de toiros de Mourão é actualmente propriedade do Abrigo Infantil, instituição doada por Dª. Hermínia Esquível, irmã do homem que a fez erguer, o Dr. Libânio Esquível e que hoje lhe dá nome.
Fonte:
Abreu, Carlos (1931) "Touros e Toureiros em Portugal" - pág 52 e 53.
https://www.myheritage.com.pt
http://aletradeumalentejo.blogspot.pt/2016/03/bom-dia-alentejo-terra-de-mourao-praca.html#.Wlv2hq5l_IU
http://www.bdalentejo.net/BDAObra/obras/806/PDF/806.pdf
Novo Burladero nº 207 de Jan/2006