Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    Corrida Mista na Moita: "Fez-se Silêncio ao toureio de Castella"


    Realizou-se na passada terça-feira, a 1ª corrida inserida na Feira Taurina da Moita deste ano e que contou com cerca de meia casa preenchida.

    O primeiro toiro da tarde, da ganadaria Palha, com 500 kg e que saiu algo distraído, pouca apresentação mas sério e complicado, que pedia um toureiro experiente. Pois teve pela frente o cavaleiro Luís Rouxinol, que com ofício procurou levar bem o toiro ligado às montadas. Cumpriu com a ferragem, e recorrendo ao Douro e à sua capacidade de tourear a curtas distâncias, animou as bancadas.

    Pelo Aposento da Moita, a primeira pega foi resolvida ao primeiro intento por Fábio Silva.

    A segunda lide da tarde esteve a cargo do matador francês Sebastián Castella, perante um exemplar da ganadaria Paulo Caetano, de pouca cara e com 455 kg, e que foi brindada a Rogério Antunes, conhecida glória dos Forcados de Vila Franca de Xira e amigo do matador.

    O toureio a pé em Portugal tem sempre aquele sabor agridoce mas, que bem esteve Sebastián no capote, com o toiro ligado a si... E de muleta com classe, respeitando os tempos do toiro, guardando alguma distância ao toiro, mas ainda assim chegando ao público presente.

    Bonito também o ambiente na Daniel Nascimento, sabendo apreciar o toureio com um silêncio digno desta arte! 

    Para a terceira lide da tarde, entrou em praça o novilheiro Joaquim Ribeiro"Cuqui", um jovem que tem vindo a tentar afirmar-se, e que teve em sorte um exemplar da ganadaria Paulo Caetano com 450 kg. Cuqui andou com raça, temple e querer, face às dificuldades impostas pelo toiro, as quais foi sabendo contornar.

    A segunda parte do festejo iniciou-se com Luís Rouxinol Jr., que teve como adversário um toiro da
    ganadaria Oliveiras e Irmãos, com 465 kg, bem apresentado e colaborador. O jovem foi construindo uma actuação em crescendo, com raça e a desenhar uma lide em que destacamos o seu último curto,
    um ferro de palmo de boa qualidade e que chegou bastante ao público. Luís Rouxinol Jr, apresenta traços do toureio à semelhança do seu pai, conseguindo no
    entanto, reinventar à sua forma, entrando em praça com ganas e vontade de triunfar, e não
    tenho dúvidas que é disto que a nossa Festa precisa.

    A pega a este toiro foi consumada por Luís Lourenço ao segundo intento com uma grande 2ª ajuda.

    Para o penúltimo toiro da corrida, voltou à praça Sebastián Castella, para lidar um toiro da
    ganadaria Paulo Caetano com 471 kg. O toureiro esteve bem no capote mas foi na muleta que com temple, executou um bonito passe cambiado que entusiasmou a praça seguido de uns bons derechazos. Levou a praça a desfrutar consigo.

    Terminou este festejo, o jovem novilheiro Cuqui, perante um toiro da ganadaria Paulo Caetano com 472 kg, com o qual andou bem o novilheiro com temple e ganas. Demonstrando uma vez mais, capacidades para mais oportunidades.

    Pouco mais poderíamos acrescentar sobre este primeiro festejo da Feira da Moita, que se resume como uma tarde agradável.



    Texto: Francisco Potier Meireles