Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    D. Victorino Martín galardoado com o Prémio Nacional de Tauromaquia 2016


    O ganadero espanhol D. Victorino Martín Andrés foi hoje galardoado pelo Ministério da Educação, Cultura e Desporto de Espanha com o Prémio Nacional de Tauromaquia 2016.

    A escolha na entrega deste prémio, recai pela "excepcional temporada da ganadaria em 2016, alcançando três indultos nas praças de Sevilha, Calasparra e Illescas", bem como "a incomparável trajectória da ganadaria, cujo nome está associado a valores como a emoção, a bravura ou a protecção do valiosíssimo património ecológico que encerra a Tauromaquia".

    O prémio, no valor de 30.000 euros, destina-se a reconhecer o mérito de uma pessoa, entidade ou instituição durante a temporada tauromáquica no exercício das diferentes actividades e manifestações da Tauromaquia. 

    D.Victorino já se manifestou sobre a distinção, dizendo: "Agradeço todos os reconhecimentos que me estão a dar, tudo o que tenho feito tem sido por amor ao toiro e sem esperar prémio algum. O toiro e a vida, estão-me a devolver muito mais do que podia esperar".


    Um pouco sobre D. Victorino Martín:

    Nascido en Galapagar (Madrid) a 06-03-1929, Victorino Martín Andrés, conta já com inúmeros prémios, pela sua gloriosa trajectória de fidelidade ao toiro bravo. Estudou no colégio dos Maristas em Madrid e posteriormente no colégio Afonso XIII no El Escorial, tendo abandonado os estudos em 1942 para dedicar-se na totalidade nos negócios familiares.

    Em 1961, lida o seu primeiro festejo como ganadero em Saragoça. A 29 de Junho de 1967 lida a primeira corrida em Castro Urdiales (Cantabria). Em 18 de agosto de 1969 debuta a ganadaria em Las Ventas. E a 11 de maio de 1975, o toiro Jaquetón converte-se no primeiro toiro da ganadaria  a ser galardoado como o mais bravo da Feira de San Isidro.

    Ao longo dos anos, acumulou importantes êxitos, tendo saído em ombros pela Porta Grande de las Ventas a 1 de Junho de 1982, na que foi apelidada de "corrida do século".

    Em quase 50 anos de existência, a ganadaria obteve 12 indultos, de onde se destaca o toiro "Belador", conhecido pelo único indulto até hoje na história da praça de toiros de Madrid, ocorrido a 19 de Julho de 1982.




    Fonte: abc.es/larazon.es