Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    Crónica Festival do Campo Pequeno: "Fineza"


    Fineza
    Substantivo feminino
    1. Qualidade daquilo que é fino ou delgado.
    2. [Figurado] Pureza.
    3. Delicadeza, obséquio.
    4. Primor, amabilidade.

    "Fineza", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa



    Bastaria a definição encontrada no dicionário e ficaria contado o Festival de Beneficência que na tarde deste sábado se realizou na Praça de Toiros do Campo Pequeno. Ou melhor, ficaria definida a faena que protagonizou Juan Serrano 'Finito de Córdoba', tão pura, tão delicada, aprimorada...de uma fineza que muitos dos que estavam nas bancadas, infelizmente, não têm capacidade para reconhecer, e talvez por isso não tenham sabido aplaudir com a devida intensidade que mereciam, os muletazos arrastados, suaves e perfumados do toureiro espanhol. Senhor de uma classe, de uma calma e estética, Finito construiu uma faena de muleta que ainda agora perdura perante um novilho de Paulo Caetano de grandes condições, que humilhava com recorrido e que fez merecer que o seu ganadero fosse chamado ao ruedo.




    Antes, o maestro Vítor Mendes viu-se com um novilho de Calejo Pires sem classe, que não humilhava, passando na flanela descomposto, frente ao qual o toureiro português andou voluntarioso sendo bastante acarinhado pelas bancadas. Destaque no tércio de bandarilhas para os portugueses Joaquim Oliveira e Francisco Marques.





    A Juan del Álamo também tocou outro de Calejo Pires, a quem a persistência do toureiro acabou por fazer empregar na muleta, pese a pouca força de que o animal padecia. O espanhol teve actuação esforçada e prolongada, dispondo-se a sacar do oponente matéria para se luzir e logrando passes ligados numa faena bem intencionada.


    Ao jovem novilheiro Diogo Peseiro tocou o melhor dos 'calejos'. Peseiro exibiu-se em todos os tércios, sempre com muita disposição, nem sempre consistente de muleta mas impondo arrimo e pormenores de boa evolução.


    Na parte equestre que abriu o Festival, três Telles cumpridores.


    António Telles fez as honras da casa frente ao novilho Murteira Grave, que pedia pronta intervenção para que não se distraísse, e que não sendo pronto, foi colaborante e de cómoda perseguição. O cavaleiro da Torrinha foi autor de uma actuação sóbria, com destaque para o primeiro e último curto da ordem montando o Alcochete.


    Manuel Telles Bastos teve por oponente um novilho de Canas Vigouroux que saiu com pata à arena do Campo Pequeno, impedindo o toureiro de brilhar numa sorte gaiola não concretizada. O jovem cavaleiro foi depois protagonista de uma actuação em crescendo que culminou com três cingidos curtos tendo por 'apoio' o Rilvas.


    João Ribeiro Telles Jr. teve pela frente um novilho da casa, da ganadaria David Ribeiro Telles, cómodo de investida, predisposto sempre a perseguir. A actuação, que chegou facilmente às bancadas, assentou em ladeios para colocar o novilho nas sortes, partindo-lhe depois recto para deixar a ferragem da ordem e de onde sobressaem os dois últimos curtos.

    Nas pegas, três grandes Grupos, Santarém, Montemor e Vila Franca.

    Pelos escalabitanos, pegou à quarta tentativa e com ajudas carregadas, o jovem David Inácio depois de intentos anteriores em que o novilho revelou pata e dureza, não se fechando com decisão o forcado.


    Pelos alentejanos, Luís Valério consumou à primeira, tendo braços para aguentar o forte derrote que o novilho lhe impingiu.


    Pelos vilafranquenses, Vasco Pereira fechou-se com eficácia ao primeiro intento numa boa pega.


    Dirigiu este Festival o sr. Manuel Gama, assessorado pelo veterinário Carlos Santos, numa tarde em que o valor angariado pela meia casa preenchida, permitirão que durante um ano, 250 crianças moçambicanas possam ter uma alimentação digna.





    Por: Patrícia Sardinha