Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    Reportagem de um dia de tenta na Casa Agrícola José Albino Fernandes

    Numa casa de bravo todos os dias são muito importantes, principalmente quando se trabalha com muita seriedade, como é o caso desta casa.
    Mas em dia de tentadero, a responsabilidade acresce, pois de uma má selecção se pode estragar o trabalho de muitos anos, e muito menos numa altura em que a ganadaria atravessa um excelente momento.

    As futuras mães já se encontravam seleccionadas em número de 12 e fechadas desde o dia anterior. Logo pela manhã o Sr. António já se encontrava no tentadero dos Boins e quando chegámos estava tudo agendado para iniciar pelas 10h da manhã no entanto, nestas coisas, existem sempre pequenos atrasos e até que chegassem os matadores Ambel Posada e seu irmão Posada de Maravillas e o picador Simão Neves, aproveitou-se para dar uma vista de olhos pelo bonito lote de vacas de ventre do chamado gado da terra, muito bem tratado, a pastar e esta sempre foi uma boa forma para tentar aquecer do imenso frio que se fazia sentir.

    Pelas 11h30m deu-se então início à tenta, e foram saindo à pracinha de tentas, novilha atrás de novilha, que passaram pela vara de Simão Neves, de seguida pelo capote e muleta ora de Ambel ora de Posada, que contaram sempre com a preciosa colaboração dos bandarilheiros locais, que também nos iam deliciando com a colocação de muitos bons pares de bandarilhas.

    Após tentada a nona novilha, o ganadeiro chamou-nos a todos para nos juntarmos e podermos desfrutar de um maravilhoso almoço. É assim na ganadaria José Albino Fernandes... sempre de portas abertas aos convidados e seus colaboradores em todas as actividades campestres durante todo o ano. Foi um almoço para recuperar as forças e para se aproveitar para nos aquecermos um pouco com os fantásticos cozinhados quentinhos que fez a nossas delícias.

    De volta aos trabalhos, foram três as novilhas que faltavam tentar e coube ao ganadero tirar as suas notas e decidir.

    Mas este fantástico dia de tenta não podia ter terminado da melhor maneira, saiu uma décima terceira novilha mas desta feita não de lide mas sim do chamado gado da terra utilizado em exclusivo para a tourada à corda e aí sem dúvida, foi uma enorme festa, quer com os matadores presentes quer com os bandarilheiros. Mas a parte mais aliciante foi sem duvida com o Sr. António Ferreira (ganadero) e seu genro Raul, que nos brindaram com uns excelentes passos de guarda-sol mostrando como se toureia aquele tipo de gado bravo.
    E assim se passou este magnífico dia no tentadero dos Boins. 

    Só me resta dizer um muito obrigado à Ganadaria da Casa Agrícola José Albino Fernandes uma vez mais pela forma amiga e simpática com que nos recebeu.

























































    Por: J. Edgardo Vieira