Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    E a afición taurina? Calada…


    Todos falam por nós. E nós, calados.

    Não obstante os ataques sucessivos e ofensivos com que a cada dia nos vamos deparando por parte dos anti-taurinos, que cada vez mais têm demonstrado não conhecer limites nas suas intervenções, pois raramente são punidos (veja-se os que saltam para as arenas, os que vandalizam praças, cartazes, ameaçam aficionados, toureiros, etc…), vão surgindo pouco a pouco condicionamentos por partes daqueles que nos ‘governam’. E estes sim, ataques que podem ter graves consequências.

    A última ‘cornada’ que a Tauromaquia sofreu foi por parte do Parlamento Europeu que aprovou, esta quarta-feira, uma emenda que proíbe o uso de fundos da Política Agrária Comum para subsidiar a "reprodução ou criação de toiros destinados às atividades de tauromaquia". A proposta apresentada pelo grupo parlamentar dos Verdes foi aprovada com 438 votos a favor, 199 contra e 55 abstenções.

    Um subsídio dado aos criadores de animais bovinos (independentemente se bravos ou mansos) e que agora, o Parlamento Europeu acabou por diferenciar os animais com evidente DISCRIMINAÇÃO pelos toiros de raça de lide. E esta vontade oriunda de um partido que se diz ‘PELOS ANIMAIS’…

    Mais insustentável se torna esta emenda, quando a mesma, veio proibir subsídios que eram concedidos aos criadores de bovinos tendo por base a superfície de terra e não a sua aplicação/actividade. DISCRIMINAÇÃO dos Toiros de Lide e evidente PERSEGUIÇÃO à TAUROMAQUIA.

    Num sector onde muitos assumem ‘estar’ por pura paixão, dado que a criação de um toiro de lide implica geralmente mais despesa do que lucro, esta pode vir a ser para alguns criadores a estocada final.

    Depois desta mesma intenção já ter sido manifestada no ano passado mas sem sucesso, a emenda aprovada hoje não foi portanto nenhuma novidade, e era óbvio que o iriam tentar novamente. Mas de lá para cá, o que fez o sector ganadero (português, espanhol e francês) em sua defesa?

    Sendo a Festa de todos, o que fizeram as inúmeras associações de vários sectores, cujas reuniões muitas vezes parecem servir propósitos (quezílias) pessoais e de ambição de poder? 

    Ninguém defende o Toiro? Ninguém se importa com  Festa?

    Todos falam por nós, todos nos representam mas na verdade, nós aficionados...também estamos sempre calados! Mas isto já não é um problema aqui do burgo, é um problema global, de TODOS os países que manifestam a cultura e tradição taurina.

    Impera que de uma vez a Festa dos Toiros se una em prol de um bem comum, a começar pela defesa do TOIRO DE LIDE! O principal e verdadeiro protagonista da TAUROMAQUIA.


    Vamos continuar calados?