Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    EFEMÉRIDES : 30 años de alternativa de Joao Palha Ribeiro Telles

    30 Anos em Figura
    João Palha Ribeiro Telles

    Como espectáculo intemporal e auto renovador que é, a “Festa” tem ao longo dos tempos conhecido várias “figuras” que enquanto no activo, e após o momento da sua retirada artística, mantêm intocáveis o prestígio e o lugar que merecidamente conquistaram, assim como também a amizade e o respeito do grande público.
    Nesta temporada de 2010 comemoram-se os 30 anos de alternativa daquele que foi um dos “ginetes” de maior requinte e corte artístico da história do toureio a cavalo.
    Sendo filho de “figura”, mas tendo um conceito de toureio muito próprio, João Palha Ribeiro Telles desde novo se apresentou como uma das maiores promessas dentro dos nomes da sua geração, e dessa feita, após um percurso de amador muito promissor, e de uma passagem por praticante em que havia já demonstrado toda a sua “genialidade”, chegou o doutoramento a 5 de Junho de 1980, das mãos de seu pai “Mestre” David Ribeiro Telles, e testemunhando o acto, João Moura.
    Após concedido o profissionalismo, e como perante uma certeza, nada mais há a confirmar, João Palha Ribeiro Telles, com o “pelizco” que lhe é inerente e que por todos lhe é reconhecido foi temporada após temporada cimentando uma carreira de sucesso alcançando inúmeros êxitos.
    Assim para além de nome incontornável e insubstituível dos grandes cartéis das nossas praças, também no estrangeiro obteve grandes êxitos, desde logo em Espanha onde saiu em ombros da Monumental de “Las Ventas” em Madrid, ganhando aí o tão cobiçado troféu “D. António Cañero” para o triunfador da feira de Santo Isidro. Também em França e nas mais importantes feiras da América Latina, Peru, Equador, e Colômbia, viria alcançar muitíssimos triunfos, deixando bem alto o nome do toureio a cavalo, da “Dinastia” Ribeiro Telles, e por conseguinte de Portugal.
    Toureiro de momentos, de inspiração, de arte, e de pormenores deve-se-lhe ainda a si a recriação da sempre tão bonita “sorte de violino”, que ao longo da sua carreira se manteve como uma das suas imagens de marca, e junto a seu irmão António o ressurgimento do toureio a duo, deixando este de ser uma soma de duas lides num só toiro, para ser uma simbiose perfeita, de dois estilos diferentes mas com toda a sua espectacularidade e entendimento.
    Por todo este palmarés, mas também pelo homem de grande nível que sempre foi e é, dentro e fora das arenas, esta é assim uma temporada festiva, e que sendo certamente especial para João Palha Ribeiro Telles, não o será só pessoalmente, na medida em que por conseguinte sê-lo-á para toda a tauromaquia, família, amigos e toda a “afición”.
    Rodrigo Alves Taxa