Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    El balance muy positivo de la Monumental de Lisboa demuestra que, cuando las cosas se hacen bien, los frutos se cosechan...





    CAMPO PEQUENO JUNTOU IMPRENSA
    Tal como fez no final da temporada passada, a empresa do Campo Pequeno, convocou a imprensa taurina e a não especializada para uma conferência onde se apresentou o Balanço de Actividade da temporada que recentemente terminou na Praça de Toiros da capital.
    Com uma apresentação conduzida pelo Dr. Paulo Pereira, repassou-se a temporada 2009 em números e dos quais salientamos alguns factos mais importantes, como o peso médio geral das reses lidadas de 552,6 kg (sendo 490,2 kg para novilhos); dos 18 espectáculos, cinco tiveram transmissão pela televisão (3 – TVI; 2 – RTP); uma assistência média em praça de 5700 espectadores (taxa de ocupação entre 80-83%); e os novos projectos a realizar durante a próxima temporada, como o são o iniciar das obras para o tão esperado Museu Taurino, Merchandising, remodelação do Site do Campo Pequeno, inicio de visitas guiadas à praça, e a recolocação das placas evocativas que ainda se encontram em restauro.
    Estatística à parte, tomou a palavra Rui Bento Vasquez, que começou por realçar o sucesso desta temporada como “fruto de um trabalho feito ao longo dos quatro anos” desde a reabertura. No entanto, admite que ainda “há muitas coisas a serem corrigidas” e que a principal Praça do País tem a “obrigação de apresentar os melhores espectáculos”. A empresa pretende manter o lema de “repetir quem triunfa” e só lamenta que à “malta nova falte saber que quando vêem ao Campo Pequeno, têm que dar a cara”. Outro motivo de orgulho para o gestor taurino é o facto de ter conseguido impor o toureio a pé nas transmissões televisionadas. Rui Bento mudou depois o registo das suas declarações e pôs alguns pontos nos i’s, relativamente a comentários que, ao longo da temporada se escreveram sobre as suas decisões. Começou por confirmar que “houve realmente interesse por parte da empresa em empurrar o Pedrito de Portugal” e que isso deveria ser até considerado por muitos como sinal de “patriotismo”. Também se congratulou por a corrida de 16 de Julho e que “muitos apontavam como a data desastre” ter sido um sucesso e a primeira corrida a esgotar esta temporada. Confidenciou que teve “muita dificuldade em colocar o Tiago Carreiras na Corrida do Emigrante”, tanto para convencer a TVI de que apesar de ser um nome pouco conhecido para eles era um jovem com valor, como os alternantes, pois “havia quem incomodasse a presença do jovem cavaleiro”. De qualquer modo garantiu que é “claramente intenção do Campo Pequeno apoiar o Tiago Carreiras”, pois contrariamente à maioria “ele não é filho de dinastia” e que na próxima temporada tirará a sua alternativa na principal praça do país. Apesar deste ano, termos contado com a presença de algumas das principais Figuras do toureio em Espanha, Rui Bento confessou ter alguma dificuldade em convencê-los a virem ao Campo Pequeno. Primeiro pela ausência da sorte de varas, depois porque essas Figuras no seu país gostam sempre de cobrar direitos de imagem em corridas televisionadas e terceiro porque não existe muita confiança nas ganadarias portuguesas. E foi em relação às ganadarias e à apresentação dos toiros que Rui Bento acabou por admitir que se errou alguma vez, foi na escolha do toiro que tocou em sorte na primeira lide a Morante, mas que foi o próprio matador que às 13h daquele dia, ameaçou que não toureava caso não lhe saísse aquela rês. Terminou ainda com mais uma ‘farpa’ atirada a quem costuma criticar o que se passa no taurodrómo lisboeta, dizendo que “não é de agora o aplauso fácil no Campo Pequeno” e que independentemente do entendimento do público, o facto do Campo Pequeno ter enchentes devia ser “motivo de alegria para todos”, mas que também é verdade que “toca a todos, empresa e imprensa taurina, a melhor formação desses aficionados”.
    Foram ainda revelados os nomeados para os Galardões Campo Pequeno e escolhidos pelos abonados, seguindo-se agora a decisão final a cargo do Real Clube Tauromáquico Português, sendo que o Galardão Prestigio é escolhido pela empresa.- PATRICIA SARDINHA