Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    Animada noche en Cartaxo con la Garraiada Académica do Ribatejo

    CARTAXO (Crónica de PAULO PESSOA DE CARVALHO)
    No passado dia 19 de Junho pelas 21h45, realizou-se a 1ª Garraiada Académica do Ribatejo na praça de toiros do Cartaxo. Estiveram em praça os cavaleiros amadores João Domingues e Mateus Prieto, bem como António Soller Garcia (bandarilheiro) e Manuel Mesquitella, a pé o aspirante a novilheiro João Carreira, para as pegas os forcados da Agrária de Santarém e do Liceu Sá da Bandeira.
    Foi uma noite animada quase até ao final, contando com uma boa entrada de público. As rezes lidadas estavam abaixo do desejado e nem sempre colaboraram, mas proporcionaram ainda assim alguns bons momentos, não fosse o incidente do 4ª vaca teria sido perfeita e com muita animação nas bancadas.
    Abriu praça João Domingues que cumpriu bem de forma genérica, deixando muitos bons pormenores e merecendo que lhe sejam dadas mais oportunidades.
    Seguiu-se Mateus Prieto, jovem cavaleiro muito promissor que mesmo depois de ter tido em sorte uma vaca bastante pequena e que se adiantava uma barbaridade ao cavalo, o jovem não desanimou e sacou-lhe a lide possível, chegando com enorme facilidade ao público e mostrando um enorme desembaraço.
    Seguiu-se a pé João Carreira, que demonstrou muitos e bons pormenores, um grande sentido de lide quer no capote, quer nas bandarilhas, quer na muleta. Genericamente completo, este jovem poderá andar para a frente.
    António Soller Garcia, andou desembaraçado e simpático com o público, mostrou que se for preciso, também sabe além de trabalhar bem com o capote, poder montar um cavalo.
    As pegas foram boas para ambos os grupos, dando destaque à Forcada (Ana) que abriu praça pela Agrária de Santarém, que mostrou com muita raça e coragem que cada vez mais estamos num mundo sem diferenças (digo eu …). Parabéns a ambos os grupos pela sua animada prestação!
    Deixo para último a prestação do 4º cavaleiro anunciado, porque quero aqui apresentar publicamente em nome da Toiros e Cultura, um pedido de desculpas pelo que se passou na praça de toiros do Cartaxo nesta garraiada. Na tauromaquia tem que se ter sempre dignidade, respeito e educação, quer se esteja a tourear a corrida mais séria, quer se esteja a brincar, o que tem sempre que haver, é educação e respeito! Estamos a pisar uma praça de toiros, onde se joga a vida acima de tudo, logo depois está presente o público que tem que ser respeitado, não conheço nem um espectáculo onde isso não aconteça, no circo há palhaços mas não insultam o público! Quero por isso uma vez mais, dizer que a Toiros e cultura, seguramente que irá no futuro avaliar melhor algumas situações, para que nunca mais tenha que vir a público, como agora o faz, para pedir desculpa à festa e ao público pelas tristes cenas que se passaram na praça de Toiros do Cartaxo.