Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    Taurinos dijeron no al polémico Defensor Moura, por las calles de Viana, en este 25 de abril...

    VIANA DO CASTELO (NATURALES).- Mais de 70 cavaleiros eram esperados este sábado numa marcha pacífica pelas ruas da cidade de Viana do Castelo que culminaría com uma concentração frente à Câmara em protesto contra a decisão desta autarquia de tornar o município “anti-touradas”. “É uma forma de mostrar o nosso descontentamento para com a Câmara Municipal, por proibir as corridas de touros no concelho. Estamos a movimentar-nos para que isso não aconteça nos próximos anos”, explicou à Radio Geice, Carlos Durães, da organização.
    Recorde-se que através de uma resolução tomada pelo executivo camarário a 27 de Fevereiro deste ano, Viana do Castelo tornou-se na primeira "Cidade anti-touradas", com a autarquia a defender que o perfil de “município saudável” é “incompatível com este atentado aos direitos dos animais”. “Em que na realização de espectáculos tauromáquicos se provoca tortura e sofrimento injustificado", declarou Defensor Moura (PS), presidente da Câmara, decisão que vem na sequência da compra, pelo município, da Praça de Touros para receber um espaço científico.
    Quanto à marcha de protesto deste sábado, 25 de Abril, estaba confirmada a presença de 70 cavaleiros que, defendendo a manutenção das touradas, ian desfilar pela cidade, com saída da agora extinta Praça de Touros. A organização cabe à associação Tertúlia Taurina e Equestre de Viana do Castelo, actualmente em fase de legalização, e criada por cerca de 30 apoiantes da “arte taurina” com um único fim: “As touradas, em Portugal, são legais. Seja em Viana ou noutra cidade qualquer”, apontou Carlos Durães, porta-voz da tertúlia. No protesto deste sábado, depois de uma marcha pelas principais artérias da cidade, estaba prevista uma concentração à porta do edifício da Câmara Municipal.