Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    Los socialistas de Terceira enaltecen la Tauromaquia mientras colegas suyos continentales se convierten en inquisidores...

    PONTEVEDRA - ANGRA DO HEROISMO (NATURALES) .- Mientras munícipes socialistas se están destacando en Portugal continental por convertirse en furibundos anti-taurinos (Viana, Braga, Sintra...), en las islas Açores funciona el bon senso... No hay más que leer esta notícia :
    "O Grupo Municipal do PS de Angra do Heroísmo pretende que a Festa Brava seja declarada Património Cultural do Concelho como forma de perpetuar a paixão pelo toiro existente no concelho e realçar a importância histórica desta manifestação cultural na vida dos angrenses.
    Os socialistas vão levar esta proposta à Assembleia Municipal de 27 de Abril, pretendendo que a mesma seja votada e aprovada e posteriormente publicada no Jornal Oficial da Região Autónoma dos Açores.
    Esta proposta tem na sua génese, segundo os deputados socialista de Angra, o facto da população do concelho “ amar o toiro e fazer da sua admiração um verdadeiro culto”, classificando o espectáculo taurino como das manifestações culturais mais ricas “porque encerra em si mesmo estética, expressão plástica, movimento, cor, rito, representação cénica, ética, respeito, galhardia, valor, emoção”, pode ler-se no texto que o PS irá apresentar na reunião camarária.
    O documento socialista realça ainda a contribuição da Festa Brava para a projecção da Terceira além fronteiras, acrescentando que a tauromaquia é “das mais ancestrais formas culturais dos Açores”, tendo alcançado “inequívoca transcendência histórica, cultural, filosófica, turística, económica, política e social”, tornando-se uma realidade local e regional que o Grupo Municipal do PS pretende ver homenageada pelo município de Angra do Heroísmo." (In A Uniao)