Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    Una denuncia que no puede pasarse por alto...

    PONTEVEDRA/LISBOA/MOURAO (NATURALES).- La denuncia está hecha por el gran taurino Alberto Franco, en su acreditado blog "A festa mais culta". Las tres entregas que reproducimos son bien elocuentes... Una riqueza para la Tauromaquia portuguesa que tristemente está ahora mismo en ... paradero desconocido. Veamos "A festa mais culta".
    -

    Viu estas peças? (III)

    Viu estas peças? (II)

    Quadros, vitrinas contendo casacas de cavaleiro, capotes de passeio e objectos diversos, cabeças de touros embalsamadas... Onde páram?
    -

    Viu estas peças? (I)

    Pertencem ao Museu João Baptista Duarte, inaugurado em 1937, numa dependência da praça de touros do Campo Pequeno. Há alguns anos, as centenas de peças que compunham o acervo do museu desapareceram misteriosamente (?), levando consigo uma importantíssima parte da memória daquela praça e da própria tauromaquia portuguesa. O caso deve ser único no mundo. Não desapareceu um, nem dois objectos: foi todo o recheio do museu que levou sumiço. É certo que o touro cuja cabeça aqui se reproduz se chamava Vadiante, mas não terá sido por isso que o animal deixou o museu e anda por aí a vadiar...
    As imagens são da autoria do fotógrafo Mário Novais e foram publicadas no nº 25/26 da revista «Panorama», em 1945.