Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    "Os açorianos são essencialmente aficionados aos toiros" >> Francisco Morgado analiza os cartazes das Sanjoaninas 2009.


    PONTEVEDRA/LISBOA/MOURAO (NATURALES).- El director del semanario taurino Olé! acaba de hacer un sucinto análisis de lo que, a priori, ofrecen los carteles de la Feria de las Sanjoaninas, en la isla más taurina del Mundo, en Terceira. Por el interés que la Feria tiene y por lo que el análisis encierra, reproducimos a continuación las opiniones de Francisco Morgado que recogieron los colegas de A Uniao. Dice así :

    “Antes de falar dos carteis das Sanjoaninas deste ano, quero colocar uma questão prévia. Os aficionados açorianos distinguem-se dos aficionados continentais por uma simples razão. Segundo o meu ponto de vista, os açorianos são essencialmente aficionados aos toiros. Vão à Praça para ver os artistas de que gostam mas, fundamentalmente, vão para gozar e apreciar a lide que o toiro dá.
    Basta atentar no facto de que , depois das corridas, nas conversas à volta da praça e nas tertúlias se discutir em primeiro lugar o comportamento do toiro e, só depois, o comportamento do artista.
    Julgo que há um factor histórico associado a isso que advém precisamente do grande desenvolvimento que os açorianos deram ao espectáculo, único, que é a Tourada à Corda, onde o que se aprecia é o comportamento do toiro.
    Os aficionados açorianos tiveram a inteligência de transportar esse gosto para a praça. Isso só os dignifica.
    Também neste aspecto, a composição das corridas das Sanjoaninas são interessantes porque associam à Feira as ganadarias locais. Neste contexto, as Sanjoaninas conseguem hoje, mercê do empenhamento dos ganaderos açorianos, montar as suas corridas com animais nascidos e criados nos Açores.
    Quem conhece as particularidades desse maneio sabe quanto deve ser difícil para os ganaderos conseguirem toiros em condições, eles que continuam a debater-se com uma mortalidade anormal nos seus campos, motivada por essa toxina dos pastos que teima em não abandonar a Terceira. Tenho esperança que o desenvolvimento da ciência consiga, de hoje para amanhã, erradicar esse mal, o que será a glória dos ganaderos açorianos.

    Vamos então falar das corridas, quase todas com a vertente do toureio a pé. Não posso esquecer que a Praça de Angra do Heroísmo foi, em determinada altura, a única em Portugal onde se realizavam corridas picadas.

    Foram-se os picadores mas ficou o gosto pelo toureio a pé o que, naturalmente, deve ser mantido e incrementado nos Açores”.

    1º dia da Feira, 21 de Junho

    Novilhada da Oportunidade

    Cavaleiro

    Rui Lopes

    Forcados

    T.T.T.

    Novilheiros

    José Manuel Mas

    Manuel Dias Gomes

    Novilhos

    RB (2)

    ER (2)

    IT (2)

    “José Manuel Más ainda está na segunda linha mas tem feito coisas muito curiosas e muito bonitas. Pode vir a romper a todo o momento.

    As mesmas impressões poderão aplicar-se a Manuel Dias Gomes. Este novilheiro português fez temporada promissora em 2008 e, dum momento para o outro, pode romper para carreira de triunfo, confirmando a tremenda aficion do avô e do pai, nomes intimamente ligados ao toureio.

    Quanto à parte equestre, entregue a Rui Lopes, obviamente que as oportunidades , quando aparecem, devem ser agarradas. Ser ele integrado no primeiro cartel das Sanjoaninas tem uma grande responsabilidade e terá que justificar na praça o que vai acontecer, não se chamasse a corrida “da oportunidade”.

    2º dia da Feira, 24 de Junho

    Corrida de Prata

    Cavaleiros

    Tiago Pamplona

    Marcos Tenório Bastinhas

    João Pamplona

    Forcados

    T.T.T. e R.G.

    Matador de Toiros

    Rúben Pinar

    Toiros

    IT (5)

    RB(2)

    “A corrida dos 25 anos da Praça, e parece que foi ontem ela inaugurada, tem um duelo interessante entre dois jovens que, sei por conhecimento próprio, são bastante amigos, Tiago Pamplona e Marcos Tenório Bastinhas. Tiago é visita de casa do Marcos Tenório Bastinhas; treinam juntos; passam dias juntos; são bastante amigos mas, na praça, cada um vai ao seu e, portanto, suponho que com esta juventude a parte à portuguesa desta corrida pode ser bastante interessante.

    O Rúbem Pinar, matador de toiros, é uma carta fechada. Não se sabe bem o que é que pode acontecer. Oxalá venha aos Açores por bem pois isso só o dignifica”.

    3º dia da Feira, 26 de Junho

    Majestosa Corrida

    Cavaleiro

    Manuel Lupi

    Forcados

    T.T.T.

    Matador de Toiros

    “El Juli”

    Toiros

    RB

    “A corrida de 26 de Junho, diria eu, é quase como que, estando no equador das Sanjoaninas, o zénite. A presença de “El Juli”, como matador de toiros, e essa grande revelação que tem sido, que foi como cavaleiro praticante e que tem sido como cavaleiro profissional, o Manuel Lupi, que o ano passado fiz uma temporada extraordinária, pode tornar esta corrida muito interessante.

    Uma coisa posso assegurar da trajectória de “El Juli”. Ele não vem aqui para passear; vem tourear, expor a sua arte. Se os toiros deixarem, vai ele deixar muito sabor de boca aos aficionados açorianos.

    O Manuel Lupi está determinado a não perder nem uma e, portanto, a corrida tem o máximo interesse, como máximo interesse terá a corrida do dia 27”.

    4º dia da Feira, 27 de Junho

    Imponente Mano-a-mano

    Cavaleiro

    Vitor Ribeiro

    Forcados

    R.G.

    Matador de Toiros

    “El Fundi”

    Toiros

    CAJAF

    “Dois toureiros de corte absolutamente diferente dos anteriores, como é o caso de “El Fundi”, que é um matador de toiros veterano mas muito honrado. É um homem que leva a profissão com pundonor, com querer, com honestidade inexcedível.

    Já vi o “El Fundi” fazer coisas aos toiros, a terríficos toiros, coisas que só estão ao alcance dos jovens, mas a que ele com maturidade e saber consegue realmente dar a volta. É um toureiro com muito interesse.

    O Vitor Ribeiro é um rapaz com todas as condições para poder vir a ser , hoje ou amanhã, figura de toureio. As coisas têm-lhe rodado umas vezes bem e outras nem tanto. Há uma renovação em 2009 na quadra de Vitor Ribeiro. Tanto quanto é do meu conhecimento, ele está disposto a não deixar fugir esta oportunidade e vir tourear com uma máxima figura do toureio em Espanha”.

    5º dia da feira, 28 de Junho

    Concurso de Ganadarias

    Cavaleiros

    Vitor Rbeiro

    Manuel Lupi

    Marcos Tenório Bastinhas

    Forcados

    T.T.T. e R.G.

    Toiros

    RB (2)

    CAJAF (2)

    IT (2)

    “É a corrida que é a “menina dos olhos” dos açorianos. O Concurso de Ganadarias é a corrida da paixão, é a corrida do amor, é a corrida onde os partidários se exprimem com mais veemência acerca do comportamento dos toiros.

    É para mim um gosto poder assistir a este tipo de corrida. Acabo por divertir-me mais a ouvir a opinião deste e daquele acerca dos toiros do que propriamente com a corrida que para mim é, pela posição que ocupo, já um pouco de rotina.

    Vitor Ribeiro, Manuel Lupi e Marcos Tenório Bastinhas são 3 cavaleiros perfeitamente à altura de poderem mostrar os toiros na praça e isso é que é o fundamental.

    Os artistas contratados para um Concurso de Ganadarias têm de vir para a praça com disposição diferente; têm de vir para a praça com a intenção deliberada de mostrar ao público nas bancadas o comportamento do toiro e, em função disso, dar-lhe a lide adequada.

    Se estes 3 jovens conseguirem esse desiderato, julgo, pode ser uma grande corrida.

    As Sanjoaninas 2009 estão equiparadas para qualquer feira da Moita, de Santarém, das Festas do Barrete Verde e das Salinas, ou seja, o trabalho que os açorianos têm desenvolvido em Angra do Heroísmo equipara-os a qualquer feira que haja no Continente. E disso só têm que se orgulhar”.