Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    Una de las voces que se ha levantado ante un atropello tan descomunal como el que van a perpetrar contra la Tauromaquia en Viana do Castelo

    Publicado hoje no Correio da Manhá
    -
    Escândalo em Viana
    -
    Não quero acreditar. Aí está mais um crime de lesa pátria...a praça de toiros de Viana do Castelo pertence há muito ao património histórico-cultural de Portugal. Por lá têm passado grandes figuras da tauromaquia. O domingo das Festas de Nossa Senhora da Agonia não se imagina sem a tradicional corrida de toiros! Enchentes constam do histórico da praça. Oscilações de afluência têm que ver com critérios de proprietários e empresários, não com o desinteresse das gentes. Pois esta praça está vendida para demolição.
    A Póvoa de Varzim já esteve quase na mesma, mas o presidente Macedo Vieira soube evitá-lo, sendo hoje uma aplaudida realidade. Espinho perdeu a sua praça, para dar lugar a desportos radicais, segundo a câmara. Mas hoje é um parque de estacionamento, em aparente mau estado, mantendo o exterior da praça.
    Agora, a Câmara de Viana do Castelo, diz-se, comprou a praça de toiros para ali dar lugar a espaços de culturas vivas... um escândalo se não for compatível com a tauromaquia!
    Que dizem os proprietários? Que diz o empresário Manuel Gonçalves, tido como o ‘homem forte’ de Viana? Que diz o Viana Taurino Clube, onde se exibe um traje de luzes de Manuel dos Santos e outras recordações? Que diria Beatriz Costa, se fosse viva, ela que era uma das mais fiéis aficionadas da praça vianense.
    Enquanto cidades e vilas de Espanha, França e continente americano, e também de Portugal (Lisboa, Elvas, Évora) criam infra-estruturas aproveitando as praças de toiros e dando-lhe multifunções, respeitando tradições e modernidade, Viana do Castelo demite-se da sua portugalidade, ignorando o povo da região e emigrantes. Um escândalo a que Ramalho Ortigão chamaria traição!
    Mauricio do Vale