Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    Opinião: "Desimaginem-se destes debates!"




    De tempos a tempos, os senhores que ditam a programação das televisões, lembram-se de debater a Tauromaquia nos seus canais.

    Precisamente os mesmos senhores que fecham tempo de antena a transmissões televisivas de corridas de toiros ou os que a custo até as vão transmitindo mas limitadas em quantidade, horário e com tendência a diminui-las de ano para ano, e também os mesmos que retiraram do activo um magazine semanal tauromáquico.

    Contudo, se for para debater a Festa dos Toiros, para a tentar enxovalhar com apresentadores/moderadores pouco isentos, e porque sabem que com isso ganham audiências, lá arranjam sempre um espacinho. Para mais agora que a Tauromaquia dá que falar pela questão do IVA e da Cultura, e que se tornou moda falar de “touradas”.

    Na passada segunda-feira, a Tauromaquia voltou a ser tema do programa “Prós e Contras” da RTP1, que actualmente, talvez seja dos poucos programas de debate onde existe bom gosto e equilíbrio nos convidados escolhidos para estar em estúdio.

    Esperava-se que o tema da diminuição do IVA da Tauromaquia fosse o assunto principal mas este passou quase despercebido, sendo o verdadeiro mote do debate a típica dualidade: “cultura? tortura?”.

    Cada lado aventou o que de melhor sabia ou podia.
    E diga-se de passagem, os do lado “anti” levaram um grande bailinho do ‘nosso’ lado!!

    Repetitivos, desactualizados, descontextualizados, desinformados, intolerantes e fundamentalistas, como sempre, os convidados para criticar as ‘touradas’ não tiveram ‘bravura nem nobreza’ suficiente para aguentar as investidas dos que foram representantes do lado da verdade, da cultura, do amor a uma Festa dos Toiros que, mais do que tradição, é um modo de vida.

    Infelizmente para os ‘antis’, já não somos os tolinhos, os campónios (e com muito gosto que sou do campo), os básicos a quem para tudo nos servia a desculpa “o toiro não sofre!”. Estamos informados e validados em todas as frentes, seja da genética, à sociologia, ao bem-estar animal, às leis, e até ao discernimento de, e sempre com respeito aos animais irracionais, sabermos distinguir entre o amor a um cão por exemplo, e o amor a uma pessoa.

    Além disso já não estamos sozinhos!
    A nossa frente de batalha compõe-se de uma riqueza multicultural de “combatentes”, de variados quadrantes sociais e económicos, onde cada um é livre das suas escolhas, sem uniformização de géneros, de ideais e gostos.

    E com isso não andam a contar os antis, que enquanto remoem nos seus argumentos sem sentido, perdem crédito junto dos que, não tomando qualquer partido, acabam de todo o modo por respeitar os que optam pelos valores da Festa Brava.

    Por isso, desimaginem-se destes debates!!
    A Tauromaquia não tem que ser debatida porque gostar de touradas é simplesmente uma questão de civilização!!



    Por: Patrícia Sardinha