A reportagem da 5ª feira da Ascensão: "Chamusca foi casa cheia!"

NATURALES
Publicado por -

Grande ambiente, que há muito não se vivia, na Praça de Toiros da Chamusca, com a tradicional corrida da quinta-feira da Ascensão, realizada a 14 de Maio.

Em praça estiveram os cavaleiros João Salgueiro da Costa, Tristão R. Telles e Vasco Veiga. Nas pegas os dois grupos da terra, o Aposento e os Amadores da Chamusca, com um curro de toiros da ganadaria de Oliveira e Irmãos.

Abriu praça o cavaleiro Salgueiro da Costa, com uma atuação regular, pois o seu primeiro lote foi o mais reservado da corrida. No seu segundo toiro, uma atuação à Salgueiro, com uma lide em crescendo e com ferros de levantar praça. 

Tristão R. Telles teve ontem duas boas lides, com ferros de grande emoção e risco, a entrar pelos toiros adentro, pautadas pela irreverência e chegando facilmente ás bancadas. Entusiasmou tudo e todos no quinto toiro com uma porta gaiola.

A Vasco Veiga pouco se viu no seu primeiro toiro. No sexto e último toiro da tarde, este com menos um ano do que os restantes mas que foi o melhor toiro da tarde, Vasco Veiga teve ferros de nota alta com o ginete a dar ares de toureio clássico.

Nas pegas, e pelos Amadores da Chamusca, pegou o cabo Diogo Marques à primeira tentativa, Francisco Costa à segunda tentativa e Miguel Santos à primeira tentativa. Pelo Aposento da Chamusca,pegaram Vasco Coelho dos Reis à primeira, Miguel Crespo à terceira, e Francisco Souto Barreiros Andrade à primeira tentativa, e que fez nesta corrida a sua despedida das arenas.

No final estavam dois prémios em disputa, para a melhor pega e para o melhor grupo. Vasco Coelho dos Reis, do Aposento da Chamusca, recebeu o prémio de melhor pega. Diogo Marques, cabo do Amadores da Chamusca, recebeu o prémio para o melhor grupo.

Em baixo todas as imagens da tarde.


Texto e Fotografias:
Pedro Batalha
15 Maio de 2026