Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    Faleceu o Maestro Francisco Mendes: o "estilista da capa"


    Faleceu aos 90 anos de idade, cumpridos na véspera de Natal, o Maestro Francisco Mendes, o quinto matador de toiros português, a quem o conceituado critico taurino Pepe Luís dedicou um livro intitulado "Francisco Mendes - estilista da capa".

    Francisco Mendes Silva Conceição, era natural de Beja, onde nasceu a 24 de Dezembro de 1932 e cedo iniciou o percurso como toureiro.

    Vestiu-se de luces pela primeira vez a 15 de Agosto de 1950 na praça de Reguengos de Monsaraz, e a 15 de Abril actuou em Lisboa, no Campo Pequeno.

    Francisco Mendes apresentou-se em Espanha na praça de Pamplona a 17 de Agosto de 1952 e a 26 de Abril de 1953, debutou com picadores na Real Maestranza de Sevilha.

    A alternativa chegou a 10 de Agosto de 1954 em Málaga das mãos de António Ordoñez, com toiros de Conde de la Corte, tendo por testemunhas César Girón e "Chicuelo".

    Toureou além fronteiras, com actuações no Perú, na Venezuela, na Colômbia e no México. O maestro Francisco Mendes retirou-se cedo das arenas e desde então fez vida em Madrid, onde casou e constituíu familia.

    Foi desde sempre uma presença assídua junto da família Murteira Grave, sendo um grande amigo do saudoso Eng. Joaquim Murteira Grave, bem como de outro amigo da casa, o diestro espanhol, Francisco Ruiz Miguel.

    À família e amigos endereçamos as sentidas condolências.





    Fotografias: Ricardo Relvas/Fernando Clemente/Patrícia Sardinha/DR