Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    Carta Aberta de aficionado vilafranquense com balanço da Temporada na Palha Blanco

     Do aficionado vilafranquense, Carlos Silva, recebemos a seguinte carta aberta que transcrevemos na íntegra e na qual Carlos Silva faz um balanço do que foi, na sua opinião, a Temporada Taurina 2022 na Palha Blanco:


    Carta Aberta - Praça de Toiros Palha Blanco

    Exmo. Sr. Provedor Armando Jorge Carvalho
    Empresa Tauroleve
    Orgãos de comunicação Social
    Caríssimos aficionados


    Tomo a liberdade de vos escrever esta carta aberta em jeito de balanço de mais uma temporada taurina na nossa Palha Blanco.

    Em primeiro lugar quero aqui enaltecer toda a dedicação e trabalho feitos ao longo das últimas temporadas pela empresa vigente. É certo que os apoios municipais em muito contribuíram para os cartéis apresentados, mas também reconheço o empenho de quem os montou.

    No entanto, quero realçar aqui algumas questões em que como aficionado pagante não estou nem nunca poderei estar de acordo.

    Feira de Maio

    A agora denominada feira das tertúlias (que mais não é do que um motivo para tomar uns copos organizado junto à praça de toiros, patrocinado pela CMVFX e que infelizmente de cultura taurina tem muito pouco) foi nos últimos dois anos composta por 2 corridas de toiros. Sou a favor de mais espetáculos e até acredito nesta fórmula, com outro formato, mas não posso aceitar que uma empresa dita taurina utilize a nossa praça para garantir através de trocas e baldrocas a temporada aos seus cavaleiros resultando assim em cartéis de pouco interesse para o público em geral. Mas até aqui nada de novo, pois como foi tornado público JRT foi tourear à ilha Terceira a troco do GFARG pegar em Vila Franca, e não foi esta a única troca anunciada.

    E depois queixam-se que os tertulianos não vão à praça... Mas será que isso importa mesmo numa feira que já está previamente paga?

    E agora toco naquilo que mais gosto, o toiro. Sou adepto do toiro, o de verdade, que não precisa de kilos para ter trapio. Não sou adepto é de trazerem a Vila Franca ganadarias que à partida não estão num bom momento, têm toiros de deficiente apresentação e principalmente de duvidosa bravura. E aqui refiro-me a alguns exemplares de Vinhas de Maio e da Feira (o gatinho do 30 de

    Setembro com bom comportamento), mas sobretudo aos Castros... Fraca apresentação, paupérrimo comportamento e ainda houve pelo menos um toiro cruzado (digo isto pelo comportamento e pelo seu tipo, barbela a roçar o chão, cabos de grande dimensão, perfil demasiado convexo, em mertolengo portanto. E isto vê-se no campo.) Onde foi que esta ganadaria triunfou para poder vir a Vila Franca?

    Resultado: lides fraquinhas e múltiplas lesões na forcadagem (destaco o esforço e a entrega do Miguel Moura, a merecer ser repetido numa corrida com mais dignidade e mando um abraço à rapaziada dos Açores esperando que já se encontrem todos recuperados mas que evidenciaram ainda não terem capacidade para estes desafios).

    A rainha das festas - O Colete Encarnado

    Um cartel arrojado, bem montado, uma praça cheia e uma grande tarde de toiros - irrepreensível! Estão de parabéns.

    Destaco a qualidade dos toiros lidados nesta corrida (Canas Vigouroux e Murteira Grave (estes uns furos abaixo na apresentação exigida, pouco trapio)).

    Corrida de Aniversário

    Meus Srs., qual o fundamento desta corrida?

    E falo da data em si. As efemérides são para se celebrar mas com categoria! Todos os anos vamos levar com o número da banda a tocar os parabéns à praça? Por amor de Deus... A Palha Blanco merece mais que isto. A procissão é digna.

    E agora o cartel... Salgueiro da Costa toureou muitíssimo bem em Vila Franca no ano passado, todos de acordo. Mas não seria de repetir noutra data no início do ano ou no Colete Encarnado? Um ano depois já ninguém se lembra... Havia necessidade de uma encerrona? E como é que isto se promove? Não havia nem houve ligação do toureiro de Valada às gentes de Vila Franca (inclusivamente faltou a um jantar com 90 aficionados vilafranquenses, isto a dias da encerrona!!)

    Gostava de ver este toureiro num mano a mano com Francisco Palha...

    Bom toiro de Palha, fraca apresentação de Vinhas e Veiga Teixeira. Noite fria, assim-assim, nhoc-nhoc.

    O resultado queima o cavaleiro e arrefece o público, há que dar dignidade às coisas.


    Domingo de Feira - uma data vilafranquense por excelência

    Este ano novamente no formato de corrida de matadores.

    "Há que as fazer", é certo, mas também é certo que têm de se fazer como verdadeiras oportunidades a quem se arrisca a ter pela frente um toiro sério e não com a limpeza de currais do costume, da ganadaria do costume e que muitos e bons petardos nos tem dado, como já é costume.


    Terça-feira Nocturna - Anuncia-se a Exaltação ao Forcado

    E depois levamos com Passanhas em vez de Graves...

    Já agora, alguém viu por aí os Graves? Dizem que eram duas estampas dignas de qualquer praça do mundo! Há quanto tempo não há um curro completo da melhor ganaderia da actualidade em Vila Franca?

    E o que temos nós a haver com uma birra da Tauroleve com o ganadero na feira da Moita? Trocam-se Graves por Passanhas? Enfim...

    Salvou-nos a noite a atuação dos dois melhores cavaleiros portugueses no momento, a despedida de um histórico, meu homónimo, Carlos Silva e um grande toiro de Vale do Sorraia (Porque já não vem um curro completo a Vila Franca?).


    Quarta-feira - Toureou Morante... e outros mais

    Grande tarde de toiros que se viveu! No entanto a apresentação do curro foi curtinha para o que se exige, à excepção do imponente 4º que com 505kg mostrou que não são os kg que trazem trapio e seriedade.

    Nota para Juanito - Gostamos muito de o ver mas já estamos um pouco cheios. Privilegiamos a classe e toleramos pouco a palhaçada. O que funciona na Aldeia da Ponte não funciona em Vila Franca. Bom, já deve ter percebido onde quero chegar.

    Bom, e quanto à temporada estamos falados.

    Quanto à gestão da praça, cabe-me questionar o Sr. Provedor sobre a data do próximo concurso de adjudicação. Esperemos nós aficionados e vilafranquenses que seja feito um concurso público e não se caia no marasmo das administrações diretas. Em fase de pandemia compreendeu-se mas agora deixa de fazer sentido. Além disso, a relação familiar que vos une não dá bom tom à negociata obscura, que ninguém conhece, nem permite que a SCMVFX oiça outras propostas, outros valores e outros ventos que de vez em quando nos trazem uma lufada de ar fresco e que nos parece que é o que a nossa praça anda a precisar. Os valores e interesses pessoais não se podem sobrepor aos da SCMVFX.

    Com as condições existentes poder-se-ia fazer bem melhor e a praça ter outra valorização.

    Por último deixo uma nota de pesar pelo estado lastimável e degradante em que a praça se encontra. Além de um péssimo cartão de visita a quem entra/sai na cidade, é triste ver que não se canalizam verbas para a manutenção e recuperação do imóvel. Ou o arrendamento atual não gera valor? Mais uma razão para realizar um concurso publico de adjudicação!


    Saudações vilafranquenses
    Carlos Silva