Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    Grande pesar pela morte do ganadero Pepe Moya



    O criador de toiros, José Moya Sanabria, proprietário da ganadaria de El Parralejo, morreu em Pamplona um ano depois de lhe ter sido diagnosticado um cancro.

    Nascido em Sevilha em 1953, era economista e empresário de reconhecido prestígio, e boa parte da sua vida profissional esteve ligada às empresas de sabonetes e detergentes Persán e ao holding empresarial Álea.

    Foi um empresário muito importante mas também um apaixonado do mundo do Toiro, criando em 2007 uma ganadaria ajudado por Rafael Molina Candau, com animais procedentes de Jandilla e Fuente Ymbro.

    Desde 2010, o nome de El Parralejo, de Pepe Moya, foi habitual presença nas praças e feiras mais destacadas da Espanha, como Valência, San Sebastián, Pamplona, Madrid e Sevilha, entre outras, primeiro com novilhadas picadas e mais tarde com touradas. Adquiriu antiguidade em 11 de maio de 2015 ao lidar sua primeira novilhada picada completa na praça de Las Ventas, com um cartaz formado pelos então novilleros Gonzalo Caballero, Fernando Rey e Francisco José Espada.

    Pepe Moya era uma pessoa muito apreciada no mundo taurino, mas também de enorme prestígio como empresário, protagonista de numerosas iniciativas. A sua morte causou grande comoção, sobretudo na Andaluzia, onde era muito valorizado.

    Texto: Eugénio Eiroa