Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    Adeus ao maestro Marín, alma musical da "Feria de Manizales" (Colômbia)


    A Banda Municipal de Manizales, Colômbia, fazia soar seus pasodobles de modo tão excelso que... não parecia possível ouvir aquilo numa praça de toiros. Carlos Arturo Marín Grisales, o diretor, assim o queria, assim o exigia a sua tão nutrida e querida banda de música; a que amenizava -de sua mão magistral- as tardes taurinas no coso onde se celebra uma das mais importantes feiras da América.

    Agora, não será mais o mesmo. Quando a Covid passar e os toiros voltarem por todo o alto à "Monumental Plaza de Manizales", ali estará a banda mas ali não estará o maestro que nos últimos 20 anos fez grande aquela formação musical.

    O mestre Marín Grisales era um tipo genial. Pleno de simpatia e afetos, tinha pelo mundo taurino adiante um sem fim de amigos. Conferencista, visitante de coletivos taurinos na Espanha, na França, disposto sempre a trocas de partituras, colaborações para fazer novas versões... ; agora ao saber-se de sua morte após uns dias internado por doença que não pôde superar, profundo pesar instalou-se entre os muitos amigos de vários países que souberam do seu bom fazer e genialidades. Porque as teve : lembremos por exemplo o facto de que nas faenas de Sebastián Castella, na Monumental de Manizales, a banda dirigida por Carlos Arturo Marín interpretava sempre um fragmento de "Carmen" (de Bizet), ou nas triunfais voltas á arena do francês, Marín Grisales ordenava aos seus músicos interpretar "La Marsellesa"...

    É muito importante a Música no Mundo dos Toiros. E as bandas, algumas tão cativantes como esta de Manizales, do maestro Marín, que nos fazem recordar, de passagem e sempre, à legendária e sevilhana Banda do Maestro Tejera (e ao seu sucessor, o maestro Tristán); e claro... à formidável Banda do Samouco, ou também grande Banda de Alcochete.
    A Música faz parte indissolúvel desse todo tão especial que chamamos "La Fiesta". Por isso, quando se produzem notícias tristes como a desta morte (antes de tempo) do grande Carlos Arturo Marín Grisales, por muito que o oceano separe, a tristeza e o profundo pesar se fazem presentes, muito presentes.

    Publicamos agora, junto à foto-lembrança do maestro Carlos Arturo Marín Grisales, um fragmento de um vídeo do Youtube, correspondente a um festival taurino a favor da Cruz Vermelha, celebrado anos atrás na Monumental de Manizales. A banda orquestra que você pode ver e ouvir é a Municipal de Manizales e o diretor que vemos em ação brevemente é o agora falecido Marín Grisales. Observem depois o paseillo dos toureiros e quadrilhas, junto com o som do formidável ambiente da praça, enquanto soa o pasodoble eterno "Feria de Manizales", autêntico hino nacional taurino da Colômbia, magistralmente interpretado pelo agrupamento musical dirigido por quem nos disse adeus este 18 de janeiro que fica para trás.


    Descanse em paz.





    por Eugénio Eiroa