Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    Artistas portugueses actuaram em Festival solidário na Califórnia


    No passado dia 3, foi realizada a 8ª edição do tradicional Festival Taurino em Stevinson (Califórnia) em benefício das famílias com cancro e autismo na Califórnia.

    Actuaram os cavaleiros e matadores festejos lusos Paulo Jorge Ferreira, Paco Velasquez e Joaquim Ribeiro “Cuqui” e o colombiano Jacobo Botero. Lidaram-se novilhos das ganadarias Frank Borba e Filho e “Açorena”.


    Abriu praça o cavaleiro Paulo Jorge Ferreira na lide de um novilho da ganadaria “Açorena”. Bem de saída, destacou-se nos curtos com o cavalo CasaNova, rubricando uma lide alegre que facilmente chegou as bancadas.

    Seguiu-se Paco Velasquez, que actuou na condição de matador e na lide de um novilho de Franco Borba e Filho realizando uma faena com bons apontamentos mas condicionada pela escassa transmissão do novilho. 

    Jacobo Botero, rejoneador colombiano, realizou uma faena emotiva, onde se destacou no primeiro comprido, mas foi já nos ferros curtos com ajustadas piruetas no cavalo Campo Pequeno, que chegou mais ao público. Lidou um novilho da ganadaria Açoreana.

    Joaquim Ribeiro Cuqui, um dos mais recentes matadores de toiros português, realizou uma valorosa faena a um complicado novilho da ganadaria açoreana, onde demonstrou apurada técnica e entrega.

    Paco Velázquez voltou a actuar, agora na qualidade de cavaleiro amador, na lide de um bom novilho da Ganadaria Franco Borba e Filho, na qual o cavaleiro demonstrou boa condição aproveitando o novilho ao máximo. Destacou-se de saída com um emotivo ferro comprido de praça a praça. Montando o cavalo Fahir desenvolveu uma lide frontal e da qual resultaram ferros que chegaram com emoção as bancadas.

    A melhor lide apeada pertenceu a Joaquim Ribeiro no último novilho da noite, da ganadaria Franco Borba e Filho. Cuqui esteve entregue e entendeu o nobre novilho na perfeição. Na muleta realizou uma faena artística e de muito temple acoplando-se as investidas desde bom novilho.

    As pegas estiveram todas a cargo do Grupo de Forcados Amadores de Turlock capitaneados por George Martins Jr. A pega do primeiro novilho coube a Zach Berbereia (1ª tentativa), terceiro novilho Justin Martins (1ª tentativa) e quinto Bruno Furtado (2ª tentativa).

    Todos os cavalos utilizados neste festejo pertencem à quadra do conhecido aficionado e coudeleiro George Martins.

    O festival, que registou uma praça cheia, obteve um lucro de 30.000$ que reverteram de forma compartida para o Valley Childrens Hospital, que se dedica ao tratamento de crianças com cancro e Race for Autism, que presta apoio a crianças com autismo.