Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    1ª Feira de Tertúlias Tauromáquicas a 5 e 6 de Maio


    A Feira de Tertúlias Tauromáquicas do Concelho de Vila Franca de Xira realiza a sua primeira edição no fim-de-semana de 5 e 6 de maio, na Praça de Toiros Palha Blanco (espaço do antigo restaurante “Redondel”) e também na zona envolvente, junto ao Monumento ao Forcado e no Largo 5 de Outubro. 

    Para além de dar a conhecer a diversidade e valor patrimonial do espólio existente nas tertúlias, a iniciativa inclui a realização de novilhada e largada de toiros, colóquio e momentos musicais, e também a Corrida de Toiros das Tertúlias, a realizar a 5 de maio.

    Esta iniciativa, promovida pela Associação de Tertúlias Tauromáquicas do Concelho de Vila Franca de Xira, conta com o apoio da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e tem como principal objetivo dar a conhecer o papel fundamental das tertúlias tauromáquicas na promoção da Festa Brava e na afirmação das tradições tauromáquicas, indissociáveis da identidade deste Concelho.

    Com uma programação diversificada, onde as vertentes gastronómica, musical e lúdica não foram esquecidas, espera-se que a I Feira das Tertúlias Tauromáquicas suscite um interesse alargado das populações pela atividade destas tertúlias, enquanto elementos únicos e identificativos da Cultura Tauromáquica. Atualmente, existem mais de 50 tertúlias tauromáquicas no Concelho de Vila Franca de Xira, particularmente na cidade-sede do Concelho, mas também em Alhandra, Cachoeiras, Castanheira e Póvoa de Santa Iria.