Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    Corrida do Colete Encarnado a 3 de Julho comemora os 15 anos do NATURALES


    Realiza-se dia 3 de Julho, pelas 18h, a tradicional Corrida de Toiros Mista por ocasião do Colete Encarnado em Vila Franca, que este ano terá também o acréscimo especial para nós, de servir como comemorativa dos 15 anos de existência do "NATURALES - Correio da Tauromaquia".

    O cartel conta com um despique entre dois dos jovens cavaleiros que mais cartas e garantias têm dado nas arenas, João Moura Jr. e João Telles Jr., e a pé, apresenta-se em Vila Franca o mais recente matador de toiros português, Manuel Dias Gomes.

    Serão lidados toiros de David Ribeiro Telles e nas pegas em solitário, o valente Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira.

    Ainda amanhã, será dado a conhecer o cartaz da corrida.

    Uma vez mais, a Palha Blanco, volta a ser palco de uma corrida do NATURALES, depois de também já ali terem sido comemorados os 10 anos de existência.



    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Um pouco da história do NATURALES:

    NATURALMENTE para falar de toiros
    Por: Jaime Martinez Amante (um dos seus fundadores)


    NATURALES está hoje consolidado como o mais fiel e digno sucessor do primeiro site de divulgação da Tauromaquia Portuguesa na denominada aldeia global cibernauta.

    O CLUBE DA TAUROMAQUIA PORTUGUESA ON-LINE E DO CAVALO LUSITANO foi uma ideia criada por Fernando Dias que assim se tornou no pioneiro da internet taurina em Portugal.

    Fernando Jorge da Silva Dias – Fernando Dias – como era conhecido no meio taurino – estava ligado profissionalmente à organização e gestão de empresas e cedo acompanhou as evoluções que na informática se foi vertiginosamente verificando sendo um estudioso da matéria e um fervoroso utilizador.

    Ligado familiarmente ao bandarilheiro e depois empresário José Agostinho dos Santos – era seu cunhado – vivia apaixonado pelo jornalismo e pela rádio, principalmente versando a temática taurina.

    Em 1997, o denominado “mundo virtual” não tinha ainda a grande implantação que hoje conhecemos mas isso não foi entrave para que na sua vivenda na Venda do Pinheiro, nos seus momentos de ócio, Fernando montasse uma verdadeira estrutura para a criação de uma página web denominada Tauromaquia Portuguesa On-line – Tertúlia Tauromáquica Virtual que ficou inicialmente instalada no Terravista tendo surgido por volta de Maio de 1997.

    Nesse mesmo ano faz a sua apresentação em Madrid e Badajoz chegando mesmo a transmitir em direto - via internet – a feira taurina da capital Estremenha. Foi uma experiencia inovadora que culminou esse ano com a sua participação ativa na Feira do Cavalo na Golegã em parceria com o saudoso jornalista Eduardo Leonardo á época relações públicas de tão famoso certame.

    Entre um vasto leque de colaboradores recordo-me de Nelson Lampreia, Eugénio Eiroa Franco e António Lúcio que mais tarde abandonou este projeto para criar o site TOIROS e CAVALOS outra página web percursora da atual internet taurina em Portugal.

    Eugénio Eiroa Franco grande aficionado e jornalista de profissão – era correspondente da Cadena Ser – na Galiza e responsável por várias colunas em jornais galegos, era grande amigo de Agostinho dos Santos e cedo foi “recrutado” por Fernando Dias para seu correspondente em Espanha. Inicialmente Eugénio dedicou-se ao jornalismo turístico com textos maravilhosos sobre festas e romarias Espanholas e Portuguesas pelas quais tinha uma verdadeira devoção.

    No ano 2000 a convite do meu grande amigo Miguel Angél Moncholi inicio colaboração – como correspondente em Portugal - no então site pioneiro da internet em Espanha – BURLADERO.COM. Não sendo jornalista e ciente das minhas responsabilidades na divulgação do mundo taurino português tento levar a bom porto a tarefa que me foi pedida.

    Com acesso a informação especializada – via Burladero.Com – Fernando Dias convida-me a colaborar no Tauromaquia Portuguesa On-Line.

    Já fortemente implementado no seio da Festa Brava Portuguesa o site mantem-se ativo durante vários meses até que o estado de saúde de Fernando Dias o obriga a manter-se afastado do seu projeto mais ambicioso.

    A pedido de Fernando Dias, Eugénio e eu tentamos manter o site operacional mas inicialmente temos imensas dificuldades. Surge a ideia de Eugénio em mantermos o Tauromaquia Portuguesa On-line no ativo mas em formato de jornal eletrónico. Inicialmente Fernando não está muito de acordo mas entende que será a melhor forma de mantermos o seu sonho vivo.

    A ideia tem enorme impacto nos visitantes do site e em pouco tempo recebemos mais de mil pedidos – via correio-electrónico – o que produz em autêntico engarrafamento no computador do Eugénio e no meu.

    Porquê NATURALES?

    Quando iniciamos esta segunda etapa do Tauromaquia Portuguesa On-line estávamos longe de imaginar o impacto que veio a ter o formato de jornal eletrónico e em reunião na Batalha entre o Eugénio e eu, de modo a colmatarmos as dificuldades de diariamente produzirmos e enviarmos um pequeno jornal, optamos pelo formato PDF que não só enriquecia graficamente o pequeno “tabloide” como nos dava margem para gradualmente angariarmos mais leitores. O tema seria NATURALMENTE a nossa Festa dos Toiros e num ápice o pequeno formato passou a denominar-se NATURALES.

    A sua primeira edição foi a 25 de Julho de 2001 e desde logo teve a aceitação de Fernando Dias que já muito debilitado nunca deixou de apoiar e incentivar a sua realização e divulgação.

    Em Setembro de 2002 Fernando Dias vêm a falecer na Venda do Pinheiro mas o projeto NATURALES estava já fortemente implementado.

    Pelas páginas do NATURALES passaram plumas de excelência como o Drº Vitor Escudero, Francisco Morgado, Drº Arlindo Telles, Drº Paulo Pereira, Drº Domingos da Costa Xavier os espanhóis Mário Juarez, Begoña Pellicer e Rosa Jimenez Cano (todos jornalistas do Burladero.Com) das Américas, Magaly Zapatta, Raul Blassini entre tantos e tantos que ao longo dos anos enriqueceram o historial do NATURALES……. e desde Mourão PATRÍCIA SARDINHA fiel herdeira do percurso do NATURALES atualmente em formato de site taurino.