Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    Aposento da Moita dirige convite a RAP: "Acompanhe um Grupo de Forcados durante um dia de corrida"


    A propósito do conhecido humorista, Ricardo Araújo Pereira, fazer referência constante nas suas rábulas, ao Grupo de Forcados do Aposento da Moita, o mesmo entendeu dirigir-lhe publicamente um convite nas redes sociais, o qual transcrevemos na íntegra abaixo e que desde já aplaudimos:


    "Ao Excelentíssimo Senhor Ricardo Araújo Pereira,

    São vários os elementos do nosso grupo que acompanham o percurso do Ricardo, desde os tempos da Sic Radical, e ao longo destes anos de carreira não deixámos de reparar que o nome do Aposento da Moita é referido reiteradamente, ou melhor, sempre que a palavra 'forcados' vem a propósito. Agora percebemos quem diz, “ter uma paixão recíproca é incontestavelmente das melhores coisas do mundo”.

    Admitamos: Temos um nome engraçado. Fora do mundo da tauromaquia poderá ser difícil de ser levado a sério o nome Aposento da Moita, soa sempre ao nome de um lar de terceira idade numa aldeia dos subúrbios de Leiria. Mas, na verdade, o Ricardo tem mais em comum com o Aposento da Moita do que imagina, a começar pela idade. Em 2020 o grupo de forcados amadores do Aposento da Moita comemora os 45 anos de história e de grande dedicação à arte de pegar toiros. Também nós nascemos nos meandros da revolução, entre cravos e espingardas, e chegámos, também aos 45 anos, a um patamar sobre o qual muito boa gente apenas leu ou escreveu. É também por isso que sabe o nosso nome. Mas agora parece que chegámos ambos ao mesmo impasse identitário: Já temos idade e experiência para fazer um pouco o que nos apetece, mas ainda não pertencemos àquele grupo de catedráticos a quem se banha as palavras a ouro. Mas não serão as idades das redefinições as mais bonitas de todas?
    Vamos directos ao assunto: para o ter como testemunho desta reforma, e para que possamos celebrar esta paixão recíproca, gostávamos de convidar o Ricardo para a comemoração dos nossos 45 anos, no último fim-de-semana de Maio do próximo ano. Não temos um bolo, mas temos toiros e festa. Sabemos que sente pelos toureiros o que sente pelos móveis lá de casa quando lhes acerta com o mindinho do pé, e por isso o intuito deste convite estende-se a acompanhar um grupo de forcados a cru, durante um dia de corrida, e a reformular a sua opinião com o discernimento de quem conhece a tauromaquia por dentro, e não por fora.
    Temos idades, ofícios, origens, opiniões, e outros factores que nos distanciam, mas temos simultaneamente uma proximidade apenas reservada aos melhores amigos. Une-nos o gosto pelos toiros, pela Vila da Moita mas, sobretudo, o gosto por contar histórias e por ter histórias para contar. Gostávamos de facto que viesse mesmo e se vier, venha com amizade, com perguntas e com histórias novas, que é isso mesmo que temos para lhe oferecer.
    Escusado será dizer que este convite se estende a qualquer acompanhante, e que bilhetes e jantares ficam por nossa conta.

    Gentilmente,
    Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Moita."

    Fotografia: DR