Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    Diego Ventura: "Ontem em Madrid vivi um sonho que eu tinha desde pequeno"


    Dezasseis saídas pela Porta Grande da Praça de Toiros de Las Ventas. O rejoneador Diego Ventura cada vez que vai a Madrid parece que as colecciona...

    Mas aquilo que lá foi fazer ontem, foi mais do que sair em ombros, foi fazer História!

    Desde 1972 que nenhum toureiro cortava um rabo em Madrid, e pela primeira vez o gesto foi feito por um toureiro a cavalo: "Foi algo histórico, jamais visto dado que fui o primeiro toureiro a cavalo a cortar duas orelhas e um rabo em Madrid", diz o rejoneador ainda a desfrutar da emoção vivida. "Foi a tarde perfeita, do principio ao fim, com 3 lides muito bonitas e com toreria toda a tarde" remata.

    No total, cortou cinco orelhas e um rabo, um feito e "Um sonho que eu tinha desde pequeno".

    Ainda assim, o rejoneador luso-espanhol não esquece que a este patamar não chegou sozinho: "Tenho que agradecer muito a todas as pessoas que vivem e treinam diariamente comigo, para que eu possa estar a este nível".


    E depois deste triunfo? No que pensa?! "Agora só quero desfrutar da minha vida, da minha temporada e sobretudo poder dar este mesmo nível em Portugal, nas praças onde ainda irei actuar como Évora, Salvaterra, Figueira, Moura e Vila Franca, e que possam ver o bom nível em que me encontro".

    Muitas datas para a afición lusa poder desfrutar de Ventura esta temporada mas a pergunta impõe-se: Não está a primeira praça do País, a catedral do Toureio a Cavalo, na agenda do "Número 1"?!

    Ventura responde: "Eu ofereci-me para tourear as datas de 19 de Julho ou a de 11 de Outubro no Campo Pequeno mas a empresa nunca as aceitou. Sempre me ofereceu outras datas que a mim não me convêm por outros motivos...".

    Contudo, o rejoneador não perde a esperança: "A data de 11 de Outubro ainda está em aberto e depois deste triunfo... Espero que repensem e dêem ao meu País e ao meu público, o que eles querem e que desejamos todos: que Diego Ventura esteja em Lisboa".


    E caso a empresa de Lisboa tenha dúvidas sobre o que quer Ventura, ele reitera: "Será um sonho regressar a Lisboa a 11 de Outubro para encerrar a Temporada". Aguardemos...

    Certa está a data do "mano a mano" com António Telles a 9 de Outubro em Vila Franca e uma corridas das que Diego considera de mais importância para si esta temporada. "A corrida em Vila Franca é uma das que mais ilusão me dá. O partilhar cartel com esse figurão do toureio que é o António Ribeiro Telles, numa praça como Vila Franca e ainda por cima frente a toiros de Canas Vigouroux, Palhas e Romão Tenório... Será certamente uma grande noite."

    Até porque acresce outro factor: "O António faz 35 anos de alternativa este ano e eu 20, por isso será uma noite muito bonita!".

    E o facto de António ter ali a sua praça e o seu público, não o intimida: "Vila Franca é uma praça de máxima categoria, eu diria que a Sevilha portuguesa, e por isso, sendo eu de Samora Correia, também muita parte tenho de Vila Franca e encanta-me o seu público, pois é muito entendido.".

    Assim, só vê um final desejado para essa corrida: "Que bonito era se eu e o António saíssemos em ombros e o público desfrutasse de uma noite incrível!".


    Voltando ao tema do dia, será que depois do que fez ontem em Madrid, Lisboa e Sevilha, praças onde tem estado ausente, se irão render definitivamente ao rejoneador?

    A resposta pronta e assertiva não tardou: "Não se trata de se renderem ou de se ganhar algum combate, trata-se de serem realistas e de contratarem uma Figura do Toureio no seu melhor momento! Só isso creio que é bom para a afición e para a Festa.".








    Texto: Patrícia Sardinha
    Fotografias: Florindo Piteira/Manolo Briones @NTRToros/Diego Ventura @Facebook