Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    Artigo de Opinião: “Estamos entregues aos Bichos”


    …Perdão! Estamos entregues aos Animais, no literal sentido da palavra!

    A propósito de uma campanha que visa três reivindicações: travar a exploração de petróleo em Portugal; a redução do consumo de plástico; e a abolição imediata das corridas de toiros, o PAN, Pessoas-Animais-Natureza, lançou uma série de outdoors.

    Diz o PAN, que pretende com estes placares publicitários, “desafiar a reflexão sobre causas ambientais e de direitos dos animais em discussão na atualidade portuguesa”.

    A mim, parece-me mais que frases como “ABOLIÇÃO JÁ”, é tudo menos apelar à reflexão mas sim, restringir o pensamento para uma única decisão, a deles!

    De facto: liberdade de opinião, respeito pelo próximo e pelas tradições culturais…tem tolerância zero para quem impinge os seus ideais aos outros, querendo formatar esta sociedade para um formato “sem-género, verde e magro” – sim, senhores do PAN, estou muito sentida com essa história de quererem proibir os míticos pacotinhos de leite achocolatado nas escolas públicas... (até no que nós comemos querem mandar!!).

    O PAN tem nos seus propósitos fundamentalistas, muitos deles dedicados ao “Fim das Touradas”, ou não fosse isso quase que o “objectivo de vida” deste partido, assim como da maioria das associações e activistas animalistas. Afinal, se não fosse a Tauromaquia, de que se sustentariam estes partidos e certas associações? Que se falaria deles?

    Contudo, ter propósitos e ideais é uma coisa, querer proibir os de terceiros, é outra!

    E numa sociedade, onde pessoas do mesmo género podem casar e até adoptar, onde se pode fazer “negócio” de barrigas de aluguer, onde é aprovado o uso de canabis para fins medicinais, onde esteve “rés-vés Campo de Ourique” para que CRIANÇAS pudessem alterar de género no registo civil a partir dos 16 anos…de facto é estranho, que eu, aficionada aos toiros, tenha que tolerar e respeitar isso tudo, mas não possa gostar de Tauromaquia, uma tradição cultural e legalizada, porque a “santa inquisição” assim não quer.

    De facto, estamos entregues aos “animais”….

    Os princípios desta sociedade estão todos invertidos e as prioridades são outras.

    De todo o modo, que bom seria que deixassem de existir animais abandonados, que as associações e os canis estejam vazios, que todos os animais tenham um lar, comida, água, acesso a cuidados médicos e bons tratos (resumindo: as mesmas condições em que vive um toiro de lide numa ganadaria brava).

    Mas…antes que isso aconteça, melhor será que nenhuma criança no Mundo viva abandonada, com fome, doente, maltratada… E que em vez de um PAN surgisse um PAC: Primeiro As Crianças!!

    E para rematar sobre os outdoors…. Vá, até dá uma publicidadezita gratuita aos Turistas e relembra-nos a nós aficionados, que temos que ir às Praças! Lá é que fazemos nós as nossas “manifestações”.

    E depois estes outdoors sempre não ofendem tanto a vista, quanto o bando de “desesperados e desesperadas” que muitas vezes se agrupam para mostrarem os rabos e as mamas (e qualquer coisinha mais) contra a Tauromaquia. Como se nús o motivo de reclamação tivesse mais efeito…

    Ai, realmente, assim até eu prefiro os Animais!!





    Por: Patrícia Sardinha
    Fotografia: Duarte Justino