Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    Garraiadas provam vitalidade e renovação geracional


    Os estudantes da Universidade de Évora decidiram manter a garraiada no âmbito da Queima das Fitas. 

    Ao recusar a realização de um referendo, proposto por lobos em pele de cordeiro, cujo objectivo é impor a sua ideologia, a academia eborense dá um sinal de elevação e demonstra a vitalidade de valores como a tolerância, o respeito e a salutar convivência com diferentes opiniões.

    Já em Coimbra, e após a primeira reunião do Conselho de Veteranos, a 21 de Março, foi anunciado que a garraiada iria continuar inserida na Queima das Fitas, permitindo que a esmagadora maioria dos estudantes em Coimbra pudessem escolher e decidir quanto à sua participação num evento com 115 anos de história.

    É de realçar o envolvimento cívico dos estudantes na preservação das tradições académicas e na defesa de uma verdadeira universidade plural e inclusiva. São disso exemplo os milhares de alunos em Viseu, Coimbra e Évora que não abdicam da liberdade individual de poderem escolher, sem condicionalismos impostos por minorias extremistas.

    A mobilização destes estudantes, imunes a constrangimentos de radicais, deixa antever um futuro risonho para a democracia. São a prova de uma clara e inequívoca renovação geracional da cultura taurina.