Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    Faleceu o Sr. Mário Vinhas - a Festa (ainda) mais pobre


    Faleceu hoje o ilustre coudeleiro e ganadero, sr. Mário Vinhas.

    Contava com 90 anos de idade, e tinha sido internado na passada sexta-feira no hospital em consequência de problemas de saúde, vindo a falecer este domingo.

    Mário Vinhas fundou em 1946 com o seu irmão Manuel, também já falecido, a ganadaria com vacas e sementais de Pinto Barreiros, sendo posteriormente aumentada com reses de Ignácio Sanchez Vazquez de Pablo (1953). 

    Contudo, em 1964 todo o efectivo da ganadaria foi substituído por vacas e sementais de Joaquin Buendia, puro encaste de Santacoloma, sendo a ganadaria refrescada a partir de 1992 com sementais de Los Caminos, Buendia e Ana Romero.

    É actualmente a única ganadaria de encaste Santacoloma em Portugal, sendo os seus toiros uma presença assídua nas principais praças do nosso País, tendo sido muito premiada em Portugal, Espanha e França, o que atesta a exigência com que é dirigida.

    Para além do aspecto ganadero, a casa Vinhas está também associada à criação do Cavalo Lusitano, figurando, ao longo dos anos, vários dos seus exemplares nas quadras de cavaleiros e rejoneadores.

    Gente de fino trato, personalidade afável e fascinante como uma das figuras mais admiradas da tauromaquia - Mário Vinhas deixará um vazio na nossa Festa.

    À família enlutada endereçamos as nossas condolências.




    Fotografias: campopequeno.com/Pedro Batalha/Emílio de Jesus