Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    Conhecidas duas das ganadarias para o Concurso em Coruche


    A Empresa De Caras, Tauromaquia, Lda. deu hoje a conhecer duas das seis ganadarias que irão integrar o cartel do concurso a ter lugar na Praça de Toiros de Coruche no dia 27 de Maio 2017: Branco Núncio e Pinto Barreiros.

    O cartel conta com as presenças dos maestros António Ribeiro Telles e Luís Rouxinol e o jovem cavaleiro Salgueiro da Costa. Os Grupos de Forcados Amadores de Coruche, (José Macedo Tomás) e de Alcochete, (Nuno Santana).

    BRANCO NUNCIO
    Fundada em 1926
    Antiguidade: 5 outubro 1930 (Lisboa)
    Divisa: Branca e Negra
    Sinal de Orelhas: 
    Esquerda: Meia Lua. 
    Direita: Brincada.
    Encaste: Murube-Urquijo.
    Solar do Efectivo: Herdade de Vale de Lobos. (Santiago, Alcácer do Sal).

    Ganadaria fundada pelo mestre João Branco Núncio com reses de Libânio Esquível e Neto Rebelo, mais tarde aumentada com reses de Andrade e Irmão, encaste Urquijo, para nos anos 70 adquirir mais um lote de vacas e sementais de D. Carlos Urquijo, encaste que prevalece na actualidade. Registou antiguidade a 5 de outubro de 1930 no Campo Pequeno. A Ganadaria tem-se mantido sempre na família, após o falecimento do seu fundador passou para seu filho, Eng. José de Barahona Núncio, actualmente é representada pelo seu neto José Núncio.



    PINTO BARREIROS
    Fundada em 1925
    Antiguidade: 18 Maio 1931 (Madrid)
    Divisa: Azul, Vermelha e Branca
    Sinal de Orelhas:
    Esquerda: Mosca
    Direita: Rasgada
    Encaste: Pinto Barreiros (puro Parladé).
    Solar de Efectivo: Herdade do Monte Branco. (Vimieiro. Arraiolos).

    Ganadaria fundada pelo Sr. José de Lacerda Pinto Barreiros que adquiriu todo o efectivo bravo da viúva de António Guerra constituído por vacas de Gamero Civico (antes Parladé) e Félix Suarez (antes Santacoloma da linha Parladé) com um semental Conde la Corte (origem Parladé-Tamaron). Desta origem derivam muitas das ganadarias portuguesas assumindo-se “Pinto Barreiros” como um legitimo encaste. O seu fundador faleceu em 1964 mantendo-se a ganadaria na família ate ao ano de 2004 em que é adquirida pela Sociedade Agro-Pecuária S. Torcato. Lda. e representada pelo Sr. Joaquim Alves Lopes de Andrade.