Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    D. Francisco de Mascarenhas recebeu Galardão Prestígio no Campo Pequeno



    D. Francisco de Mascarenhas, o decano dos cavaleiros tauromáquicos, recebeu esta quinta-feira, 1 de Outubro, o “Galardão Prestígio 2015”, ao início da Corrida de Gala à Antiga Portuguesa, no Campo Pequeno.

    A empresa entregou-lhe o galardão pelas mãos da gestora, Dra. Paula Resende, e D. Francisco retribuiu entregando a casaca com que actuou aos 10 anos de idade naquela praça, para que seja exposta no Museu Taurino do Campo Pequeno. Após as formalidades, D. Francisco foi saudado com forte ovação, tendo demonstrado que aos 90 anos de idade está todo um jovem na volta que deu à arena, dedicando-lhe a maioria dos seus colegas os seus brindes.

    Nascido em 1926, D. Francisco de Mascarenhas, representante de uma das mais antigas dinastias toureiras portuguesas, apresentou-se em público com apenas 8 anos de idade, em Almeirim e, dois anos depois, em 1936, apresentou-se no Campo Pequeno.

    Ainda com 11 anos de idade estreou-se em Espanha, em Puerto de Santa Maria e tomou a alternativa no Campo Pequeno a 29 de Agosto de 1945, concedia por Mestre João Branco Núncio.

    Durante a sua carreira, que terminou precocemente no final da década de cinquenta do século XX, D. Francisco de Mascarenhas actuou além de Portugal, em Espanha, França, Angola, Moçambique e México.

    Com a atribuição deste galardão, a empresa pretendeu homenagear a carreira de D. Francisco de Mascarenhas, como cavaleiro tauromáquico, no ano em que comemorou 70 anos de alternativa, caso único na história do toureio a cavalo.

    A atribuição do “Galardão Prestígio” é da exclusiva competência da Administração da Sociedade de Renovação Urbana do Campo Pequeno SA, tendo esta temporada sido atribuído, a titulo excepcional “ex-equo” a D. Francisco de Mascarenhas e ao Grupo de Forcados Amadores de Santarém, que comemoraram um século de actividade.