Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    Reportagem Corrida do Emigrante

    Campo Pequeno - 5 de Agosto, 2010

    Fotografia
    Por Patrícia Sardinha




    Crónica
    Por Patrícia Sardinha

    “Meu querido mês de Agosto…”


    A noite prometia festa e de festa foi feita. Estamos em Agosto, mês das férias, do regresso dos portugueses que passam o ano a trabalhar lá fora, à Pátria. E é a eles que todos os anos, o Campo Pequeno lhes dedica uma Corrida de Toiros. E poucos, como os emigrantes, sabem dar valor às tradições de um Povo.

    A corrida teve direito a transmissão televisiva e assim, muitos foram os que puderam assistir ao espectáculo para além dos milhares que encheram as bancadas da praça. Ganhou claramente a Festa!

    Os toiros de David Ribeiro Telles, pequenos mas bem apresentados, foram colaboradores apesar de um ou outro mais justo de forças.

    Joaquim Bastinhas abriu a noite e poucos conseguem como ele aquecer as bancadas logo ao primeiro toiro. A sua popularidade precede-o e frente a um toiro com 473 kg, isso foi notório. Sempre alegre e célere, Bastinhas foi deixando a ferragem da ordem, com mais ou menos sucesso, mas empolgando as bancadas principalmente com o tradicional par de bandarilhas com que encerra função.

    Ana Batista cumpre esta temporada 10 anos de alternativa e mantém desde sempre uma classe única a tourear. Frente a uma rês com 493 kg, que saiu com muita pata e que se adiantava à montada, Ana cravou dois ferros compridos dignos de registo, como poucos (homens) saberão deixar com tanta qualidade. Nos curtos, também todos deixados no sítio, pecou apenas com a montada por vezes a denunciar a viagem. Mas no geral a actuação foi superior.

    Marcos Tenório não quer ser mais um e faz por isso. O jovem cavaleiro aproxima-se cada vez mais do registo do pai, sendo bastante comunicativo com as bancadas. Frente a um toiro com 520 kg que recebeu à porta gaiola e levou em boa brega, o cavaleiro aproveitou as qualidades do animal que se arrancava de largo e foi deixando a ferragem, por vezes com alguma ligeireza.

    Isabel Ramos tinha o compromisso de brilhar perante a responsabilidade do cartel e fê-lo sem problemas. É certo que ainda tem muito caminho pela frente, mas garra não lhe falta. Tocou-lhe em sorte um toiro com 489 kg que saiu com muita pata e em virtude disso sofreu um toque na montada. Nos curtos andou com entrega, partindo de frente ao toiro e cravando no sítio. Temos toureira.

    Nas lides a duo, que pouco trazem sempre para contar, pudemos reafirmar a vivacidade e sintonia dos Bastinhas, frente a um toiro com 516 kg, com o pai a ceder protagonismo ao filho que levantou as bancadas com ferros violino. Marcos no final e com o forcado, deu duas voltas à arena levando o cavalo dos violinos também em passeio.

    No que toca às meninas, frente a um toiro com 512 kg,  Ana ‘orientou’ Isabel que andou mais desacertada nos compridos mas que recuperou nos curtos e conseguiram fechar a noite em grande num registo mais clássico. No final as meninas deram volta com o representante da ganadaria Manuel Ribeiro Telles.

    Para as pegas três grupos, dos de menos rodagem e antiguidade, mas nem por isso menos valentes e menos honrados. Pelo grupo de Moura pegaram, o cabo Pedro Acabado à segunda depois de no primeiro intento o toiro ter baixado muito a cara; e Claúdio Pereira à primeira numa boa pega. Pelo grupo dos Académicos de Elvas pegaram, Tiago Caldeira Fernandes sem complicações à primeira; e Gonçalo Machado também à primeira, indo acima do toiro para o fazer arrancar e com o primeiro ajuda a ser fundamental para o lá deixar. O grupo do Redondo que pela primeira vez se apresentava no Campo Pequeno, fechou ‘em redondo’ a noite, tendo pegado João Azaruja à primeira fechando-se com o toiro a colocar-lhe o piton no meio das pernas; e Roberto Mataloto a aguentar os fortes derrotes do toiro e consumando à primeira.

    Dirigiu sem problemas Francisco Farinha assessorado pelo veterinário Carlos Sousa, numa corrida uma vez mais sempre bem adornada pela Banda do Samouco.


    Vídeo
    Cortesia Rádio Elvas