Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    Temporada : MOURA TOIROS PASSANHAS COM PESO MAS SEM BRAVURA


    MOURA (Vítor Besugo, texto y fotos. NATURALES, Correio da Tauromaquia Ibérica)
    Meia casa forte, tarde de sol e enorme expectativa em Moura no passado sábado, 15 de Maio, especialmente para ver o curro de toiros de Passanha, anunciado pela Gestoiro como o maior curro da temporada, e que saíram em média a pesar os 600 kg. E como actualmente sair um curro de toiros portugueses numa praça de toiros já é quase uma raridade era outro motivo de interesse ver se estes transmitiam mais do que os toiros do lado de lá da fronteira. Infelizmente, apesar ter terem peso, a bravura era pouca e não transmitiram emoção para os “tendidos”.
    João Moura serviu-se da sua mestria para aquecer o ambiente em Moura no seu primeiro, a aproveitar o andamento do toiro para ladear ao longo das tábuas e deixar a ferragem com correcção. No seu segundo serviu-se do “Merlin” para conseguir os melhores momentos da lide.
    Ana Batista está muito diferente da Ana da temporada passada, pois está mais confiante, mais toureira e com lides mais alegres. Frente ao primeiro Passanha, cravou os compridos á tira e os curtos em sortes frontais de praça a praça a dar as vantagens ao toiro. Enorme o seu segundo curto. Frente ao segundo Passanha, mostrou raça e tarimba para deixar a ferragem acertada num toiro sem transmissão e que elegeu o centro da arena como os seus.
    Tiago Carreiras, que se apresentava pela primeira vez como cavaleiro de alternativa esteve bem melhor na sua primeira lide. Com classe parou o Passanha e deixou um bom ferro à tira. Nos curtos sacou do seu cavalo estrela, o Quirino, para proporcionar bons momentos de toureio ao público presente, com uma lide ligada e sempre na cara do toiro. No seu segundo esteve mais discreto, abusou da velocidade, mas ainda assim conseguiu deixar dois bons curtos.
    Nas pegas estiverem em praça os Amadores de Santarém e os Amadores de Moura que tiveram a tarefa facilitada pelos Passanhas que saíram francos para as pegas.
    Por Santarém foram solistas Manuel Murteira (1.ª), Nelson Ramalho (1.ª) e João Torres (2.ª).
    Pelo Real Grupo de Moura pegaram David Veríssimo (1.ª), Valter Rico (2.ª) e Cláudio Pereira (1.ª).
    Dirigiu a corrida o delegado técnico tauromáquico António José Martins com assessoria veterinária do Dr. Patacho de Matos.
    --
    Vitor Morais Besugo
    vbesugo@gmail.com