Cumpriram-se este mês, mais precisamente a 6 de Outubro, os 60 anos da alternativa de matador de toiros do saudoso Maestro Fernando dos Santos.
A efeméride aconteceu na praça espanhola de Mérida, apadrinhado por Vicente Punzón, e por testemunha Luis Alviz. Não teve sorte com o toiro do doutoramento, da ganadaria de Solis de Casablanca, mas triunfou forte no segundo, a que cortou as duas orelhas saindo em ombros.
Também foi em Outubro, mas a dia 12 do ano 1968, que confirmou a alternativa em Las Ventas, Madrid, ao lado de Santiago Castro "Luguillano" e Adolfo Ávila "Paquiro", frente a toiros de Molero Hermanos.
Maestro Fernando dos Santos vestiu pela última vez o traje de luces a 10 de Abril de 1982 na corrida de inauguração da sua Monumental de Albufeira, repartindo cartel com o matador espanhol Paco Camino, e o rejoneador Ángel Peralta, os cavaleiros José Mestre Batista e José Zuquete e os Forcados de Beja, frente a toiros da ganadaria que o próprio fundara, a das Sesmarias Velhas.
Antes de construir e inaugurar a Monumental de Albufeira, realizou corridas de toiros numa praça desmontável que depois viria a fixar em Alvor e a partir de 1977 em Albufeira, no mesmo local onde depois ergueu a outrora praça de toiros que todos os verões tinha uma intensa temporada taurina, agora inexistente.
Maestro Fernando dos Santos faleceu a 10 de Agosto de 2021, vitima de várias complicações de saúde.

