A PróToiro – Federação Portuguesa das Associações Taurinas emitiu hoje um comunicado no qual se congratula com a decisão da Direcção de Programação da RTP de integrar na grelha da RTP2 uma selecção de documentários dedicados à cultura e património da Tauromaquia.
A decisão da sua exibição surge na sequência de um diálogo institucional construtivo e contínuo mantido entre a PróToiro e os responsáveis do canal público, fundamentado na defesa do pluralismo e do direito à diversidade cultural no serviço público de televisão.
Num espírito de plena colaboração com a radiodifusão pública, o sector disponibilizou gratuitamente este arquivo documental de forma a assegurar uma justa representação de todas as sensibilidades culturais legalmente existentes no País.
As exibições, no formato de episódios em versão longa, terão início no dia 31 de Julho (sexta-feira), às 13h00, estendendo-se ao longo do mês de Agosto, com uma periodicidade semanal fixa. O ciclo televisivo será composto por cinco episódios estruturais que abordam as diferentes vertentes artísticas e etnográficas do sector:
-> 31 de Julho, 13h00 – Toiro de Lide I (duração: 27 minutos)
-> 7 de Agosto, 13h00 – Toiro de Lide II (duração: 23 minutos)
-> 14 de Agosto, 13h00 – Cavalo de Toureio (duração: 38 minutos)
-> 21 de Agosto, 13h00 – Toureio a Pé (duração: 24 minutos)
-> 28 de Agosto, 13h00 – Trajes (duração: 25 minutos)
Os referidos conteúdos foram desenvolvidos no âmbito do projeto “Tauromaquia, Património Cultural Imaterial de Portugal” e contam com a autoria especializada do reconhecido jornalista José Cáceres, traduzindo o empenho do sector na criação de documentação rigorosa e de elevada qualidade sobre a riqueza da Festa Brava.
Para a PróToiro, a transmissão destes episódios constitui um passo muito relevante e um marco de justiça para com os milhões de aficionados portugueses. A federação continuará a trabalhar activamente junto da RTP no sentido de garantir que a diversidade cultural do País seja respeitada na sua totalidade, mantendo como objectivo central o planeamento e o desejado regresso das transmissões das corridas de toiros em sinal aberto.
Patrícia Sardinha
08/07/2026