Um ano a celebrar Manuel dos Santos: Centenário uniu Portugal e o mundo taurino numa homenagem histórica

NATURALES
Publicado por -



Assinala-se hoje, 11 de fevereiro de 2026, o encerramento simbólico de um ano de Comemorações do Centenário do nascimento de Manuel dos Santos, uma das figuras maiores da tauromaquia portuguesa e internacional. Iniciadas precisamente há um ano, na Golegã, terra onde cresceu e à qual sempre esteve ligado, as comemorações revelaram-se um marco cultural, histórico e taurino sem precedentes, pela sua duração, diversidade e alcance geográfico. 

Ao longo de 2025 e início de 2026, realizaram-se mais de três dezenas de iniciativas, envolvendo instituições públicas, tertúlias taurinas, praças de toiros, espaços culturais, entidades académicas e associações, em Portugal, Espanha e México. Este vasto programa refletiu a dimensão humana, artística e simbólica de Manuel dos Santos, cuja memória permanece viva entre gerações. 

Da Golegã para o mundo 

O ponto de partida das comemorações teve lugar a 11 e 15 de fevereiro de 2025, na Golegã, com o início oficial do Centenário, sessões públicas evocativas, fados de homenagem, a apresentação do documentário Depois da Saudade, do realizador mexicano Toto Martínez, e da 2.ª edição do livro Manuel dos Santos – O Homem e o Toureiro, da autoria de Manuel Jorge dos Santos. Um dos momentos mais marcantes foi a inauguração do Museu Manuel dos Santos, espaço permanente de memória e salvaguarda do seu legado. A relevância nacional do Centenário foi também reconhecida institucionalmente, com a aprovação de um Voto de Saudação na Assembleia da República, sublinhando a importância cultural e histórica de Manuel dos Santos no património português. 

Cultura, tauromaquia e transmissão de legado 

Ao longo do ano, sucederam-se exposições, apresentações editoriais, sessões de cinema, homenagens solenes, jantares evocativos, festivais taurinos e corridas comemorativas em localidades como Lisboa, Golegã, Caldas da Rainha, Vila Franca de Xira, Moita do Ribatejo, Entroncamento, Chamusca, Alhandra e Sobral de Monte Agraço. Está ainda prevista uma apresentação do livro em Santarém, em Fevereiro, e uma homenagem em Angra do Heroísmo no final de Abril. O Centenário destacou-se também pela sua dimensão pedagógica e intergeracional, com o lançamento do livro infantil Manuel dos Santos – O Herói das Arenas, escrito e ilustrado pelas suas bisnetas, lançado na tradicional corrida do 15 de Agosto, nas Caldas da Rainha, para o qual está esta ainda uma previsto uma apresentação na Feira de Maio da Azambuja. 

Dimensão internacional inédita 

Pela primeira vez, uma efeméride taurina nacional assumiu uma expressão internacional tão clara, com eventos realizados em Espanha, com uma homenagem feita no Clube Taurino de Sevilha e no México, onde o documentário Depois da Saudade, além de exibido numa cadeia de televisão nacional, foi ainda exibido numa sessão especial promovida pela Leica na Cidade do México, reforçando o reconhecimento internacional da figura de Manuel dos Santos e do seu impacto além-fronteiras. Está ainda previsto para esta temporada a exibição mundial do documentário no canal OneToro. 

Um legado vivo 
O encerramento deste ano comemorativo não representa um ponto final, mas antes a consolidação de um legado. O Museu Manuel dos Santos, as obras publicadas, o documentário, as exposições e o vasto conjunto de iniciativas realizadas garantem que a memória do Homem e do Toureiro continuará viva, acessível e eternizada. O Centenário de Manuel dos Santos afirmou-se, assim, como um exemplo raro de mobilização cultural e taurina, unindo territórios, gerações e sensibilidades em torno de uma figura maior da cultura portuguesa. A família de Manuel dos Santos expressa o seu profundo e sentido agradecimento a todas as entidades - com destaque para a Câmara Municipal e Junta de Freguesia da Golegã - , instituições, tertúlias, parceiros, artistas, amigos, voluntários, colaboradores, órgãos de comunicação taurina e imprensa regional que, com dedicação e carinho, tornaram possível este ano de celebração e homenagem à sua memória e legado.
Tags: