Javier Moreno 'Lagartijo', matador de toiros natural de Córdoba e descendente de Manolete, iniciou uma greve de fome desde 17 de Fevereiro em frente à praça de toiros Los Califas.
O toureiro afirmou estar ali "no portão principal da minha cidade natal, a praça de toiros Los Califas, protestando com uma greve de fome porque o empresário José María Garzón me disse que as figuras não querem tourear ao meu lado".
'Lagartijo' exige um lugar nos cartazes da Feira de Maio após os triunfos que obteve naquela praça noutras temporadas, denunciando que seu sucesso foi recebido com silêncio e falta de oportunidades na sua cidade natal.
Esta manhã de quarta-feira, o 9º dia de greve de fome, e após ser encontrado pelos colegas já muito debilitado, desorientado e com dificuldade a falar, chamaram urgentemente o 112 que o levou de imediato para o Hospital Reina Sofia.
'Lagartijo' pôs assim a sua vida em risco para que lhe concendam o que ela considera justo, tourear em Córdoba
