Matadores de Toiros Portugueses fora da Copa Chenel 2026

NATURALES
Publicado por -


A 'Copa Chenel', uma organização da Fundación Toro de Lidia e da Comunidade de Madrid, que ocorre desde 2021, deu a conhecer na passada terça-feira os 18 nomes que compõem a VI edição de um certame que reune matadores de toiros de todos os países taurinos do mundo, com a condição de terem tido poucos compromissos, e que vêm nesta iniciativa, a oportunidade de mudarem a sua situação.

No entanto, nos 18 nomes deste ano, não consta qualquer matador de toiros português, apenas de Espanha Perú, México e França. Os de Portugal, Colombia, Venezuela e Equador ficaram 'esquecidos'.

Desde a 1ª edição que as regras para se poderem candidatar a este certame têm mudado constantemente, fazendo crer que se vão adaptando 'às necessidades', ou a quem lhes interessa que participem.

Inicialmente só poderiam concorrer matadores com alternativa após 2013, depois já poderiam tê-la tirado antes de 2013. Também não poderiam ser repetidos participantes de edições anteriores da Copa Chenel, mas na próxima edição, já se podem repetir... Ao ponto de, entre 18 participantes em 2026, pelo menos 10 deles serão repetidos! Mas nenhum, nenhum representa o nosso país. 

Não teremos em Portugal matadores de toiros com qualidade, e requisitos, ao ponto de não serem seleccionados para a edição de 2026?  

António João Ferreira, Joaquim Ribeiro 'Cuqui', Manuel Dias Gomes (que também poderia ser opção como repetente), Juanito (também seria repetente mas como se retirou este ano, compreende-se não ser solução), Nuno Casquinha (também seria repetente) e Diogo Peseiro não foram opção pelo seu valor ou por serem portugueses?!


Tags: