Câmara Municipal de Vila Franca de Xira vai receber acervo único de bens culturais da tauromaquia

NATURALES
Publicado por -


A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira vai celebrar no dia 3 de julho, pelas 17h, na Fábrica das Palavras, a assinatura de um Contrato de Depósito entre o Município e a Associação Portuguesa do Património Tauromáquico (CULTA).

Trata-se de um conjunto de bens culturais, nomeadamente monografias, periódicos, cartéis, regulamentos, relatórios de gerência, litografias, estatutos, crónicas e manuscritos que, pela sua antiguidade, singularidade, número de documentos, importância literária, plástica e artística, se traduz num acervo muito relevante, senão único no universo cultural tauromáquico ibérico e mundial.

Este acervo adquirido pela CULTA e que uma parte foi pertença do Conde de Vimioso ficará depositado no Centro de Documentação do Museu Municipal, procedendo-se à digitalização dos documentos do final do Séc. XVIII integrantes da Coleção.

Estes bens são de grande interesse cultural e de grande benefício para o melhor conhecimento da tauromaquia, o que constitui um dos principais objetivos e missão do Museu Municipal, contribuindo assim para o enriquecimento do seu Centro de Documentação e do património tauromáquico de Vila Franca de Xira.

A CULTA foi criada, recentemente, no seguimento da reunião de 73 mecenas que adquiriram, desinteressadamente, o espólio do Conde de Vimioso ao Dr. Francisco Oliveira Martins, ao qual se somou também muito do seu próprio espólio. Criou-se, assim, a Coleção CULTA, que tem neste momento mais de 2 mil documentos de grande valor histórico e cultural, incluindo várias raridades, cobrindo um período entre o século XVII e o século XXI, sendo uma coleção única no panorama cultural tauromáquico internacional.


Fotografia: CMVFX/DR


 

Tags: