Debutei em Garvão, simpática localidade alentejana e com uma bonita e acolhedora praça de toiros que enecheu com um público animado a participativo, para uma tarde de festa, marcada pela passagem de testemunho de cabo, de Paulo Loução para Afonso Tomáz da Cruz, nos Amadores de Cascais. Uma muito agradável tarde toiros com boa temperatura e bons momentos de toureio. De realçar também a merecida chamada do ganadeiro após a lide do bom quinto toiro da tarde, com o nº9 e da ganadaria Sesmarias Velhas do Guadiana.
Abriu praça Gilberto Filipe que viu o primeiro da ordem sair com um corno partido e ter de ser devolvido aos currais. Lidou o que seria o seu segundo com bons momentos na brega e nos remates e alguns bons ferros aproveitando a fase final para tirar a cabeçada à montada e deixar dois ferros, um deles em sorte de volino, e que foram muito aplaudidos pelo público. Voltou a repetir a dose no seu sgeundo, mais sonsote nas investidas e de novo chegou ao público na fase final da lide. Uma boa passagem por Garvão.
Em segundo lugar actuou Marcos Bastinhas, sempre electrizante no sue conceito de toureio e qu eencaixou bem no público que estve em Garvão. Rematou a sua primeira actuaºão com um bom par de badarilhas aplaudido pelo público. No quinto da ordem subou de nível a sua actuação na brega e na cravagem da ferragem curta. Teve dois bons compridos e o primeiro curto é de nível. Rematou com dois de palmo, sempre do agrado do público.
Em terceiro lugar actuou Miguel Moura. O seu primeiro foi mansote e andou bem com ela com uma brega precisa e alguns bons ferros. No que encerrou praça, recebeu-o com uma sorte de gaiola que não resultou certeira e e teve 3 bons curtos em sortes bem executadas, para rematar com um de palmo.
Os Forcados Amadores de Cascais mudaram de cabo e estiveram em bom plano. Abriu praça Joel Zambujeira com uma boa pega à 2ª tentativa, segudi por Luís Camões que só á 3ª conseguiu consumar. Paulo Loução, cabo cessante, consumou bem e à 1ª e o nóvel cabo Afonso Tomás da Cruz consumou à 2ª uma outra boa pega de caras. Para o 5º toiro saltou à arena o forcado Carlos Dias que consumou à 1ª e com o toiro a fazer o pino com o forcado na cara. Encerrou praça João Maria Galamba, que se despediu, consumando à 1ª tentativa.
Lidaram-se toiros de Sesmarias Velhas do Guadiana (1º, 4º, 5º e 6º) e António Semedo (2º e 3º), de diferentes tipos e comportamento, destacando-se o bom 5º da ordem.
Dirigiu o espectáculo Telmo Barros assessorado pela veterinária Ana Gião.
Texto e fotografia: António Lúcio