O IV Fórum Mundial da Cultura Taurina, que se realizará na açoreana Ilha Terceira nos finais deste mês de janeiro, já estabeleceu o seu programa definitivo de conteúdos, que se centrarão nos argumentos de defesa e nasperspetivas de futuro da Festa dos Toiros nos diversos países onde é tradição.
Mais especificamente, e ao longo de três dias, de 24 a 26 de janeiro o Fórum contará com um total de cinco mesas redondas e três conferências de grande interesse, semprecom protagonistas qualificados, além da projeção do premiado documental “Tardes de Soledad”, do cineasta catalão Albert Serra, vencedor da Concha de Ouro 2024, no Festival de San Sebastián, assim como as exposiçõesde fotografia do mexicano Bernardo Aja, no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, de pintura do artista plástico português Jaime Fortuna na Tertúlia Tauromáquica Terceirense e nas principais ruas de Angra do Heroísmo uma surpreendente exposição “Ostoiros na banda desenhada”, um espólio recolhido porFernando González Viñas, e que conta com toda umaantologia de incursões na cultura tauromáquica ao largo da história universal em todo o mundo, incluindo os super-heróis americanos, entre outros.
O programa completo, à falta de alguma modificação de última hora, é o seguinte:
Sexta-feira 24 de janeiro / Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo
-09’30 h. Sessão de Abertura
-10’00 h. Mesa redonda “CHEGOU A HORA DA UNIÃO DA TAUROMAQUIA?”
Participam: Salvador Arias, Presidência do ConselhoInternacional das Culturas Taurinas (CICULT) e representante da Tauromaquia Mexicana (México), Francisco Macedo, Protoiro - Federação Portuguesa de Tauromaquia (Portugal), Borja Cardelús, Fundación del Toro de Lidia (Espanha), François Zumbiehl, Observatoire National des Cultures Taurines (França), Gonzalo Sanz de Santamaría, Corporación Libertad Cultural (Colômbia), Santiago Aguilar, Unión Nacional de Espectáculos Tradicionales (Equador), Pablo GómezDebarbieri, Asociación Cultural Taurina del Perú (Perú), e Manolo Zapata, Asociación Venezolana de Tauromaquia (Venezuela). Modera: Maurício Vale(jornalista).
-12’00 h. Almoço no “Alto da Memória”
-14’00 h. Conferência “OS NOVOS INSTRUMENTOS DA LIDE, ADAPTADOS AO ESTUDO APROFUNDADO E MELHORADO DA FISIOLOGÍA DO TOIRO BRAVO”
A cargo de Julio Fernández (veterinário). Apresenta: Vasco Lucas (Secretário Técnico da Associação Portuguesa de Criadores de Toiros de Lide)
-15’30 h. Coffe-break
-16’00 h. Mesa redonda. “PARA ONDE EVOLUI O TOUREIO? JÁ ESTÁ NO CAMPO O TOIRO DO FUTURO?”
Participam: Miguel Ángel Perera (toureiro e ganadero de Alqueva), Joaquim Grave (ganadero de Murteira Grave), Álvaro Núñez Benjumea (ganadero de Alvaro Núñez) Verónica Gutiérrez (ganadera de San Pelayo), e Javier Núñez (ganadero de La Palmosilla). Modera: Paco Aguado (jornalista e escritor).
-19’30 h. Jantar típico na Quinta das Casas, na Terra-Chã
Sábado 25 de janeiro / Auditório do Ramo Grande (Praia da Vitória)
-09’30 h. Conferência “A DEFESA LEGAL DA TAUROMAQUIA”
A cargo de Lorenzo Clemente (advogado e membro da Fundación del Toro de Lidia). Apresenta: Paco Aguado(jornalista e escritor)
-11’00 h. Coffe-break
11’30 h. Mesa redonda “A SITUAÇÃO DA TAUROMAQUIA NA AMÉRICA”
Participam: Salvador Arias, Presidência do CICULT e membro da Tauromaquia Mexicana (México), Gonzalo Sanz de Santamaría, da Corporación Libertad Cultural (Colômbia), Santiago Aguilar, da Unión Nacional de Espectáculos Tradicionales (Equador), Pablo GómezDebarbieri, da Asociación Cultural Taurina (Perú) e Manolo Zapata, da Asociación Venezolana de Tauromaquia (Venezuela). Modera: Juan Antonio de Labra (jornalista e escritor).
-13’30 h. Almoço na Academia da Juventude e das Artes da Ilha Terceira
-15’30 h. Projeção do documental “TARDES DE SOLEDAD”, de Albert Serra (vencedor do Festival de Cinema de San Sebastián em 2024)
-17’00 h. Coffe-break
-17’30 h. Mesa redonda “COMO COMUNICAR A TAUROMAQUIA NA ERA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?”
Participam: Rubén Amón (jornalista e escritor), Vicente Zabala de la Serna (jornalista e escritor), Juan Antonio de Labra (jornalista e escritor), David González (editor literário, El Paseo e El Paseíllo) e Helder Milheiro(especialista em Marketing e Comunicação, ex-director de Comunicação da Protoiro). Modera: Paco Aguado(jornalista e escritor).
20’30 h. Jantar e espetáculo equestre no Hotel Palácio de Santa Catarina
Domingo 26 de janeiro / Centro Cultural e de Congresos de Angra do Heroísmo
-10’00 h. Conferência: “E SE A TAUROMAQUIA FOR UM CASO DE SUCESSO?”
A cargo de Helder Milheiro (especialista em Marketing e Comunicação e ex-director de Comunicação da Protoiro). Apresenta: Arlindo Teles (ex-Presidente da Tertúlia Tauromáquica Terceirense)
-11’30 h. Coffe-break
-12’00 h. Mesa redonda “AFICIÓN NA PRIMERA PERSONA”
Participam: Araceli Guillaume (catedrática de História de Espanha na Universidade de Sorbonne de París), Daniel Oliveira (jornalista e comentador), José Peseiro(treinador de futebol) e Chapu Apaolaza (jornalista). Modera: Vicente Zabala de la Serna (jornalista e escritor).
13’30 h. Encerramento dos trabalhos e leitura das conclusões
14’00 h. Almoço seguido de tentadero e toureio a cavalona Praça de Toiros Ilha Terceira
Para inscrições, favor consultar na página oficial do Fórum: https://forummundialculturataurina.com./