Apresentada a IV edição do Fórum Mundial da Cultura Taurina na Ilha Terceira
A cerimónia de apresentação decorreu ontem no Centro Interpretativo de Angra e contou com a presença do Secretário Regional da Agricultura, António Ventura, em representação do Governo dos Açores, além dos representantes dos municípios de Angra do Heroismo e Praia da Vitória. O Forum vai realizar-se entre os dias 24 e 26 de Janeiro de 2025 na Ilha Terceira, Açores, Portugal e vai receber mais de 250 participantes.
O Centro Interpretativo de Angra do Heroísmo (Ilha Terceira, Açores, Portugal) encheu na noite de ontem para receber a apresentação da quarta edição do Fórum Mundial da Cultura Taurina, que se vai realizar, como habitualmente, na Ilha Terceira, nos Açores, entre os dias 24 e 26 de Janeiro de 2025.
A cerimónia de apresentação contou com a presença do Secretário Regional da Agricultura, António Ventura, em representação do Governo dos Açores, além de Álamo Meneses, Presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroismo e do vereador Marco Aurélio Meneses, em representação da Presidência da Câmara Municipal da Praia da Vitória.
A apresentação coube ao Presidente da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, Lino Pires, e a José Parreira, em nome da Comissão Organizadora. Esta edição será dedicada à análise do Futuro da Tauromaquia e conta com o apoio do Governo Regional dos Açores e dos municípios de Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória.
António Ventura, Secretário Regional da Agricultura, afirmou que “é um gosto para o Governo Regional assinalareste estado de alma tão açoreano e terceirense. Este evento será um benefício económico para os Açores. Seremos nesses dias o centro de uma cultura e património de que nos orgulhamos e iremos afirmar a nível global durante este evento”, destacando ainda que “o Governo estará representado no Fórum” ao mais alto nível.
Lino Pires, Presidente da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, abriu o evento referindo que “é um orgulho voltar a realizar o Fórum Mundial da Cultura Taurina e colocar de novo os Açores no centro do mundo taurino”.
Além da discussão em torno da tauromaquia, este evento pretende também “divulgar o turismo dos Açores internacionalmente, numa visão global da beleza natural e importância taurina destas ilhas”, destacou José Parreira da Comissão Organizadora. Esta espera a presença de mais de 250 participantes oriundos dos 4 cantos do mundo.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Angra, Álamo Meneses, “o município orgulha-se pelo apoio na realização deste evento na ilha e tudo fará para que seja um sucesso”. Da parte do município da Praia, o vereador Marco Meneses destacou que “a tauromaquia é importante para nós e a Câmara da Praia está disponível para apoiar mais e para novas parcerias que gerem valor para a ilha.”
Os três dias de actividades vão envolver convidados de grande renome dos oito países taurinos, divididos entre mesas redondas e conferências, que serão divulgados ao longo das próximas semanas, além de actividades taurinas e duas exposições temáticas.
Como destacou José Parreira, o evento conta com um forte apoio institucional internacional através do CICULT, o Conselho Internacional das Culturas Taurinas, e das organizações representativas dos oito países taurinos: a Protoiro (Portugal), a Fundación Toro de Lidia (Espanha), o Observatoire des Cultures Taurines (França), a Tauromaquia Mexicana (México), a Corporación Libertad Cultural (Colômbia), Asociación Cultural Taurina (Perú), a UNETE (Equador) e a Asociación Venezuelana de Tauromaquia (Venezuela).
“Para os aficionados de todo o mundo será uma oportunidade única de participarem na discussão do futuro da Festa, no coração do Atlântico, a meio caminho entre a Europa e a América, num local taurino extraordinário e de enorme beleza”, afirmou Lino Pires.
A inscrição de todos os que pretendem participar no Forúm pode ser feita através do site www.forummundialculturataurina.com, num valor de 120€, incluindo as refeições durante o evento, tendo os participantes acesso a preços de alojamento reduzidos, acordados com várias unidades hoteleiras da ilha.