Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    Calor, pó…e emoções mais fortes só nas pegas na corrida do 15 de Agosto nas Caldas

     


    O piso da arena de Caldas da Rainha está fatal, demasiada areia, provocando muito pó durante as lides, ainda que bem regada a arena, criando muitas dificuldades de locomoção aos toiros, perigo para bandarilheiros e forcados ao recuar na cara dos toiros e, de alguma forma, condicionando o desenrolar das lides.

    Não foram muito complicados nem muito colaboradores os toiros de Vinhas lidados em Caldas, alguns com evidente falta de força dado o peso que apresentavam e um deles, o terceiro, a ter de ser devolvido após 2 compridos dada a sua notória incapacidade física. Foram bons e claros nas pegas emprestando a emoção que não levaram às lides dos cavaleiros.

    Por motivos de compromissos noutra corrida, nocturna, do cavaleiro Francisco Palha, este lidou 1º e 4º, Marcos Bastinhas os 2º e 5º e Miguel Moura 3º e 6º, enquanto o novilheiro Gonçalo Alves lidou o 7º.

    A primeira lide de Francisco Palha começou com 2 compridos bem apontados e uma série de 5 curtos, o primeiro sesgado e os restantes citando a curta distância que resultaram bem, havendo alguns bons remates mas sem chegar em força ao público. No seu segundo, que pouco reagiu à ferragem, tem um terceiro curto de muito boa nota, entrando bem nos terrenos do toiro e cravando como mandam as regras.

    Marcos Bastinhas recebeu bem e à porta de curros o segundo da tarde, numa lide variada e com alguns bons momentos, nomeadamente nos dois primeiros curtos. No que foi quinto da ordem, o terceiro curto foi o seu melhor e rematou a sua lide com um bom par de bandarilhas.

    Miguel Moura recebeu o seu primeiro com um bom comprido em sorte de gaiola, e o toiro perdeu as mãos mais que uma vez, e após o 2º comprido foi mandado recolher por notória incapacidade física. Lidou o que seria o seu segundo, começando e novo com um bom comprido em sorte de gaiola e na série de curtos as coisas não correram de feição. No que foi sexto da ordem, o sobrero oferecido pela empresa, subiu um pouco o tom da sua prestação na série de curtos rematada com um de palmo à 2ª tentativa.

    Gonçalo Alves, que recentemente havia debutado com picadores, lidou o sétimo, um exemplar um pouco fora de tipo e de pouca potabilidade, sonso e sem romper, qual recebeu com verónicas e bandarilhou com acerto em 3 bons pares. Com a muleta conseguiu os melhores momentos em 2 séries pela direita e no final por manoletinas. Merece mais oportunidades.

    Para pegarem os toiros das lides a cavalo saltaram à arena os Forcados Amadores de Santarém e os de Caldas da Rainha. Por Santarém foram caras Francisco Graciosa, Salvador Ribeiro de Almeida e Joaquim Grave, todos bem e à 1ª tentativa assim como por Caldas da Rainha consumaram Salvador Serranho, Lourenço Palha e Joaquim Lino.

    Dirigiu o espectáculo Ana Pimenta com assessoria veterinária de José Luís Cruz.

    Texto: António Lúcio