Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    Toiros de Fontembro e Prudêncio vencem prémios em disputa nas Caldas em boa tarde de Brito Paes

     



    Boa tarde de toiros a que vivemos em Caldas da Rainha no último domingo de Julho mas a que faltou público e sobrou pó. Toiros bem apresentados e com destaque positivo para os de Fernandes de Castro e de Prudêncio, a proporcionarem espectáculo, suaves e pastueños os de Falé Filipe , Vinhas e Fontembro e muito distraído o de Cochicho. Não defraudaram e a entrega de prémios decorreu sem contestação, sendo os prémios entregues por Diogo Santos vice-presidente da CAP e Madalena dos Santos, neta do matador de toiros Manuel dos Santos.

    A corrida abriu com uma boa lide Manuel Telles Bastos ao toiro de falé Filipe. Boa brega, remates certeiros das sortes, começando com 3 bons compridos, bem apontados e uma série de 5 curtos onde se viu a gosto e com gosto. Deu aplaudida volta no final. E que repetiria frente ao toiro de Vinhas, um toiro que foi a mais por ser muito bem lidado e em especial a partir do segundo curto. Boa passagem de Manuel Telles em Caldas da Rainha.

    Em segundo lugar actuou João Salgueiro da Costa que foi fiel ao seu conceito clássico de toureio frente a um imponente Fontembro. Os dois últimos curtos foram muito bons e aplaudidos pelo público. O quinto foi de José Luís Cochicho e saiu desinteressado e desligado da montada, exigindo muito a Salgueiro da Costa que lhe deixou ferragem curta muito meritória e aplaudida pelo público.

    Finalmente Joaquim Brito Paes que se exibiu a um nível bastante elevado na lide de um bravo Fernandes de castro, a quem soube encontrar os melhores terrenos para deixar ferragem vibrante e destacar-se montando o “Ibisco” com ferro da casa. O último curto foi de muita categoria. Repetiria a dose no que encerrou praça, o de Prudêncio e que venceria o prémio Bravura em disputa. Boa lide em especial na ferragem curta, com boas e ajustadas entradas e cravagem acertada e com aplausos do público em cada sorte. Muito boa prestação no conjunto, para mais com os dois toiros mais bravos da corrida e exigentes.

    Para pegarem esta corrida saltaram à arena os Forcados Amadores do Aposento da Moita e os Amadores de Caldas da Rainha. Pelo Aposento da Moita abriu praça Tiago Valério à 3ª, seguindo-se Martim Cosme Lopes à 1ª e António Cardoso à 2ª com reunião pouco ortodoxa. Pelos Amadores de Caldas da Rainha foram caras Joaquim Lino bem à 1ª e bem ajudado, seguido por Martim Graciosa também à 1ª e a encerrar praça, na melhor pega da tarde, Salvador Serranho numa dura e vistosa cara ao primeiro intento.

    Dirigiu o espectáculo Ana Pimenta assessorada pelo veterinário José Luís Cruz.

    Texto: António Lúcio