Abiúl: Tarde de triunfos na Corrida Mista da Feira Taurina

NATURALES
Publicado por -

 


Tarde de muito calor, com as bancadas de sombra praticamente cheias, ao contrário das que se encontravam destapadas e expostas ao astro rei.

Corrida que resultou de emoção e triunfal, e que se iniciou com uma homenagem aos cavaleiros da família Rouxinol, muito estimados pelas gentes de Abiúl, que tanto a pai como a filho, sempre reconhecem e agradecem toda a entrega posta cada vez que actuam na sua praça. 

Luís Rouxinol andou em plano cumpridor nas suas duas actuações, com mais mérito na segunda lide, perante toiros exigentes. Luís Rouxinol Júnior exibiu-se ao melhor nível e fez juz em Abiúl do grande momento que atravessa. Duas lides em crescendo, com conhecimento de causa, sendo mais redonda a sua última, onde evidenciou correcção, maturidade e umas ganas tremendas.  

Nota alta também para os Forcados Amadores Académicos de Coimbra, com quatro pegas de grande qualidade, emoção e referência. Foram caras Martim Rodrigues (1ª), João Tavares (2ª), Gonçalo Costa (1ª) e Francisco Gonçalves (2ª), estes dois últimos a serem chamados ao centro da arena para forte ovação. Destacar ainda as valentes primeiras ajudas. 

A pé também a tarde foi de grandeza. Juanito, matador luso, facilmente conectou bancadas com o seu toureio vistoso, com uma faena mais exigente frente ao segundo do seu turno, que lhe exigiu mais técnica, mais argumentos, e com o qual Juanito conquistou em definitivo Abiúl.

Tempo houve ainda, e aplaudimos, para participação do novilheiro Gonçalo Alves, dos mais destacados actualmente do nosso país, e que bem justificou a sua presença no cartel desta importante Feira. Com bons modos de capote, um artista nas bandarilhas, agradou na muleta e oxalá continue a triunfar.

O curro de Falé Filipe saíu bem apresentado, com mobilidade, exigentes e a pedirem toureiros pela frente, o que salve-se, tiveram. 

Dirigiu Tiago Tavares, assessorado por Dr. José Luís Cruz.

Texto: José Belchior
Imagens: Pedro Batalha