Nasceu nas Caldas da Rainha em 1945, e aos 14 anos, já ligado à tauromaquia, rumou em direção a Lisboa, tendo depois partido para Espanha. Do seu vasto currículo em Portugal, Espanha, México, Peru, Colômbia, Equador e na Califórnia, dedicou 35 anos da sua vida à Festa Brava.
Tomou alternativa de matador de touros no dia 19 de agosto de 1973, em Espanha, e foi considerado na altura pelos entendidos na área como “a esperança e a confirmação do toureio em Portugal que tanto se esperava e desejava”. Amante da arte desde criança, José Manuel Pinto teve várias temporadas de êxito de praça em praça.
Começou a gostar de touradas porque seu avô, Gregório José Lourenço, antigo proprietário da Quinta Nossa Senhora da Saúde, no Avenal, nas Caldas da Rainha, era um verdadeiro aficionado da tauromaquia.
Em 1979 foi para os EUA, sendo pioneiro das corridas à portuguesa na Califórnia Comprou em Portugal uma Praça de Toiros desmontável, com capacidade para 3200 pessoas sentadas, e levou-a para os EUA.
Nos Estados Unidos viveu durante muitos anos, onde casou com uma luso-americana, tendo regressado para viver novamente em Portugal há cerca de 10 anos, e residia actualmente próximo de Vila do Conde.
À família enlutada endereçamos sentidos pêsames.
Fotografias: Arquivo/DR/jornaldascaldas.pt

.jpg)