Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    Crónica: “ Triunfadores do Concurso de Ganadarias de Évora: Amadores de Montemor, Calejo Pires e Passanha”

     


    Como habitual a Arena d'Évora abriu a sua temporada com o mítico e mais prestigiante Concurso de Ganadarias que já conta com 62 edições. 

    Perante três quartos fortes de praça, a concurso para disputar o tão desejado Troféu Apresentação e Bravura estavam as ganadarias Branco Núncio, Santa Maria, Murteira Grave, Passanha, Romão Tenório e Calejo Pires. O júri desta edição era composto por elementos da Tertúlia Eborense.

    Coube a responsabilidade de lidar os toiros a concurso os cavaleiros Luís Rouxinol, João Moura Jr e João Salgueiro da Costa. 

    As pegas ficaram a cargo dos Forcados Amadores de Montemor e Évora. 

    Luís Rouxinol abriu praça diante um toiro de Santa Maria de 590Kg bem apresentado mas “descomposto” de cara, um manso que muito pouco se empenhou na lide.

    Rouxinol colocou três compridos corretos com o primeiro ferro a não ficar no toiro por defeito da ferragem.

    Para os curtos apostou forte com uma montada estrela da companhia, o cavalo Douro, mas a lide nunca teve o brilhantismo desejado, diante um toiro de meias investidas que embora o cavaleiro lhe pisa-se terrenos nunca teve uma investida franca.

    Na segunda lide Luís Rouxinol teve por diante um exemplar da ganadaria Passanha de 530Kg, muito bem apresentado e com um excelente comportamento a valer o Troféu Bravura atribuído. 

    Na ferragem comprida ficou-se a antever uma boa lide. Nos curtos colocou o toiro em sorte com ladeios justos. Toda a ferragem curta foram cravados dando vantagens ao toiro e a cravar com o oponente debaixo do braço, com remates empolgantes a levantar as bancadas. Rematou a lide com excelente ferro de palmo.

    João Moura Jr abriu a sua função em Évora lidando um exemplar da ganadaria Calejo Pires de 535Kg. Colocou dois ferros compridos regulares com o toiro a mostrar muito boa nota e a justificar o Troféu Bravura. 

    Nos curtos a lide teve bons momentos com ferros frontais com cites de praça a praça rematados com ladeios justos dando a garupa do cavalo ao toiro, sempre pronto a investir. Destaque para o quinto ferro a dar vantagens ao toiro e a cravar com a montada encostada à trincheira. Terminou a sua atuação com um bom ferro de palmo.

    Moura Jr na sua segunda atuação lidou um bonito toiro, que quanto a mim justificava o Troféu Apresentação da divisa de Francisco Romão Tenório de 535Kg que muito contribuiu para o êxito do cavaleiro de Monforte.

    Iniciou a lide com uma sorte de gaiola, pena o toiro não ter seguido a montada após a cravagem. 

    Nos curtos as célebres mourinas levaram ao rubro as bancadas. Embora a colocação dos ferros não fossem a mais correta, a sorte em si é tão espetacular que é impossível ficar indiferente. De realçar os remates com ladeios justos a consentir as investidas do toiro no estribo.

    João Salgueiro da Costa que a temporada passada foi um dos triunfadores da temporada em Évora, começou por lidar um toiro de Branco Núncio de 540Kg, com uma sorte de gaiola a aguentar a pronta investida do toiro. 

    Nos curtos a lide começou morna com sortes pouco ajustadas, com a lide a ir à mais a partir do terceiro ferro com destaque para o quarto pisando terrenos de compromisso.

    Salgueiro da Costa fechou praça com o tão esperado toiro da ganadaria Murteira Grave de 525 Kg, umas das ganadarias mais triunfadoras do concurso de Évora. No entanto hoje não era o dia da divisa da Galeana.

    Nos compridos a colocação da ferragem teve uma colocação díspar. Nos curtos a lide foi correta com ferros frontais que pecaram por alguma falta de transmissão diante um toiro com muito sentido e que se adiantava à montada.

    No capitulo das pegas a tarde teve excelentes momentos com os Amadores de Montemor a destacarem-se.

    Por Montemor pegaram à primeira tentativa Francisco Borges, uma pega repleta de uma técnica acima da média. Pegaram ainda Francisco Barreto uma excelente pega e Vasco Ponce com uma excelente primeira ajuda.

    Por Évora pegaram o cabo João Pedro Oliveira à segunda com ajudas carregadas após dobrar João Madeira que saio lesionado após duas tentativas muito duras. Pegaram ainda à primeira tentativa Dinis Caeiro e José Maria Caeiro com as ajudas a mostrar muito coesão e eficácia.

    Quanto aos Troféus Atribuídos, o Troféu Apresentação foi entregue à divisa de Murteira Grave com evidente divisão de opinião do público.

    O Troféu Bravura foi entregue ex/aequo às ganadarias Calejo Pires e Passanha.

    No final da corrida uma iniciativa muito interessante com a chamada das crianças ao ruedo eborense para a confraternização com os artistas.


    Luís Gamito