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    “Ver pela Arte” por Elísio Summavielle - O RAPTO DA EUROPA E O MINOTAURO

      

    A bacia do Mediterrâneo é o chamado “berço da civilização ocidental”. É a origem de todas as culturas autóctones e da evolução das religiões. O Touro, revelado em Lascaux, e divinizado no antigo Egipto, símbolo da força e da fertilidade, ganha uma preponderância significativa na Antiguidade Clássica. O politeísmo grego, na sua riquíssima mitologia, coloca o Touro num lugar de enorme destaque, desde logo encarnado por Zeus na beleza sedutora de um Touro branco que rapta a bela princesa Europa, e a leva para Creta. E é desse amor, entre Zeus - deus dos deuses, e aquela que deu o nome ao nosso velho continente, que nasce Minos, rei de Creta, cuja esposa o trai com outro deus - Poseidon, também encarnado em Touro, e deles nasce o Minotauro, lendária e inspiradora figura para tantos artistas. Está sempre presente o Touro nas religiões, simbolicamente, como o visível sinal da força e da fertilidade.

    Francisco de Goya (1746-1828), O Rapto da Europa, 1772.

    Pablo Picasso (1881-1973), Minotauromaquia, 1935